Na Fronteira entre o México e os Estados Unidos.

No primeiro fim de semana do XVII Festival internacional de Banda Desenhada de Beja, a Escorpião Azul publicou A Cicatriz: Na Fronteira entre o México e os Estados Unidos, da autoria dos italianos Renato Chiocca e Andrea Ferraris. Esta obra foi originalmente editada em 2017 pela Oblomov Edizioni, conhecendo agora a versão portuguesa.

Trata-se da segunda obra de Ferraris editada pela Escorpião Azul, após em setembro do ano passado ter publicado Churubusco. Paralelamente, Ferraris tem mais de 80 bandas desenhadas e mais de uma dezena de capas ilustradas publicadas no nosso país em revistas disneyanas.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

A Cicatriz é uma reportagem gráfica sobre a dura realidade que existe em ambos os lados da fronteira entre o México e os Estados Unidos. Três mil e duzentos quilómetros de um Muro que divide a sociedade, criando uma ferida profunda em torno da qual vão alternando a escuridão, a luz, a violência e a humanidade. Andrea Ferraris e Renato Chiocca viajaram para Tucson e Nogales para documentar as histórias dos que vivem na sombra desse Muro: uma zona de guerra em terra de ninguém. O que eles viram e ouviram foi capturado nesta novela gráfica.

Renato Chiocca é realizador e argumentista, trabalhando para cinema, teatro e televisão. Realizou vários documentários sobre os Himalaias, Cuba, Lampedusa, Tunísia e outras curtas metragens, anúncios, videoclipes e programas de televisão. Entre o cinema e a banda desenhada dirigiu “Mattotti” (2006), sobre a obra de Lorenzo Mattotti com a participação do Prémio Pulitzer Art Spiegelman, e “Once Out” (2012), livremente inspirado em “Os Inocentes” de Gipi.

Andrea Ferraris nasceu em 1966 em Génova. Em 1992, iniciou a colaboração com a Disney italiana, durante mais de vinte anos e criou várias histórias do Mickey e do Donald. Em 2007, mudou-se para Barcelona para trabalhar no estúdio criativo da editora dinamarquesa Egmont, casa editorial com sede em Copenhaga, para desenhar histórias do Pato Donald em quatro tiras, seguindo o estilo de Carl Barks. Para a editora italiana Tunué, em 2008, desenhou com base em textos de Giacomo Revelli, Bottecchia, uma biografia em BD da vida de Ottavio Bottecchia, ciclista dos anos vinte, o primeiro italiano a vencer o Tour de France. Entre 2011 e 2012, publicou duas histórias de cariz infantil pela editora Gallucci: Il Pinguino e la Gallina e Cocco e Drilli. De 2013 a 2016, viveu em Paris onde teve a oportunidade de criar Churubusco, a sua primeira grande obra como autor independente, que levou mais de três anos de pesquisa para a concluir. Esta banda desenhada teve edições em Itália pela Coconino Press-Fandango, em França pelas edições Rackham, no México pela La Cifra Editorial e nos Estados Unidos pela editora Fantagraphics.

Para mais informações, ver o vídeo:

Para subscreveres o canal DOC DOC TV, clica aqui.

A Cicatriz: Na Fronteira entre o México e os Estados Unidos
RENATO CHIOCCA, ANDREA FERRARIS
Editora: Escorpião Azul
Páginas: 48, a preto e branco
Encadernação: capa mole com badanas
Dimensões: 17 x 24 cm
ISBN: 9789895348831
PVP: 12,00€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.