U-Boot 3: Jude

U-Boot 3: Jude

Por Jean-Yves Delitte.

É hoje distribuído nos pontos de venda de periódicos, o terceiro volume da coleção da ASA em parceria com o Público U-Boot denomina-se Jude.

Eis a sinopse:

Em Setembro de 2059, o presidente da multinacional Maher, Heinrich Himmel, é assassinado por Jude, uma misteriosa loura que o perseguia e consegue destruir o edifício-sede da empresa em Nova Iorque. O que fez com que a simples visão de um quadro de Rubens tenha despertado nela um impulso tão destrutivo e vingador?
Varonevsky chama a si a sucessão das rédeas da empresa, que este homem sinistro e sem princípios preparou pacientemente ao longo de anos. Jude não lhe é nada estranha…
Depois de destruir a sede do Grupo Maher e matar o seu presidente, Jude – a assassina conhecida por “anjo-da-guarda” – refugia-se no Nevada, numa antiga base militar desactivada, conhecida como Área 51. Porém, a jovem é raptada e vê-se envolvida em estranhas experiências científicas na antiga base secreta nazi de Peenemünde, a mesma que, nos derradeiros momentos da II Guerra Mundial, tinha visto partir o U-Boot 135 do capitão Hanz Von Speed, com o sinistro doutor Mengel a bordo.
Jude, que acreditava ter uma vida, um passado, uma história, um pai com quem contar, vai perder todas as suas referências…

Jean-Yves Delitte é atualmente pintor oficial da Marinha belga e membro titular da Academia das Artes e Ciências do Mar. Arquiteto-designer de formação, foi ainda durante os seus tempos de estudante que viu as suas primeiras histórias em banda desenhada serem publicadas na lendária revista Tintin. Posteriormente, uma sucessão de felizes encontros vai permitir-lhe dedicar-se cada vez mais à Nona Arte, com DonningtonLes Coulisses du PouvoirTanâtos e Les Brigades du Tigre, ou ainda as duas tetralogias intituladas Le Neptune e Les Nouveaux Tsars. Mas o seu talento viria a demonstrar-se em toda a sua plenitude nas temáticas relacionadas com o mar, ao criar verdadeiros frescos marítimos em BD. Imagina, assim, as aventuras de um corsário ameríndio em finais do séc. XVII, com a sua série Black Crow. Relata também a história da prestigiada barca de três mastros Belém, da majestosa fragata Hermione, ou ainda da romanesca aventura da Bounty. Dá-nos depois uma perspetiva angustiante do nosso futuro com a tetralogia U-Boot, antes de lançar a coleção Les Grandes Batailles Navales, de que é o curador. Em 2020 dá início a uma nova série de livros de luxo, realizada a quatro mãos com Jean Benoît Heron, cujo primeiro volume, À Bord des Frégates, é distinguido com o Prémio Marine Bravo Zulu. Nesse mesmo ano, publica um díptico consagrado a Black Beard.

U-BOOT vol. 3: JUDE
JEAN-YVES DELITTE
Editora: ASA
Páginas: 48, a cores
Encadernação: capa dura
Dimensões: 240 x 320 mm
PVP: 10,90€ (+ preço do jornal)

Deixa um comentário