Vol .1 – Algures entre as Sombras
A Ala dos Livros inicia a reedição da série de culto de Canales e Guarnido, Blacksad, com a publicação de uma edição especial do 1.º volume. Algures entre as Sombras, contou com uma primeira edição nacional pela ASA em 2002 e uma reedição em 2008 pela ASA/Público (em Colecção Grandes Autores de Banda Desenhada #3: Algures entre as sombras | Artic-Nation).
A edição da Ala dos Livros apresenta a lombada em tecido e incluí um suplemento de 24 páginas, com as aguarelas de Guarnido que serviram de base à concepção dos livros da série Blacksad, que se encontravam inéditas em Portugal.
Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:
Eis a sinopse da editora:
À data da sua publicação inicial em França, em Outubro de 2000, John Blacksad apresentava uma diferença notável face a outros policiais congéneres: era o herói de uma história protagonizada, na íntegra, por personagens antropomórficos.
Por detrás desta obra, encontravam-se dois autores espanhóis que até então se tinham dedicado apenas ao desenho de animação: Juan Díaz Canales e Juan Guarnido. Blacksad era, para ambos, a sua estreia no mundo da banda desenhada.
E que estreia: para além do acolhimento entusiástico do público e da crítica, o álbum inaugural daquela que viria a tornar-se uma das séries mais aclamadas da BD franco-belga, foi de imediato distinguido com vários prémios a nível internacional, nomeadamente como Mejor Obra y Autor Revelación na 19ª edição do Salón del Cómic de Barcelona, sendo ainda nomeado na categoria Coup de Coeur no Festival Internacional de Banda Desenhada de Angoulême.
John Blacksad é o herói desta história totalmente nova. O cenário é uma cidade grande que lembra muito a Nova York dos anos 1950. Todas as criaturas que vivem nesta cidade são animais. E John Blacksad, o detective particular – um gato preto com focinho branco -, terá de investigar o assassínio de uma actriz que fora outrora sua amante…
Juan Díaz Canales nasceu em Madrid, Espanha, em 1972. Começa a ler banda desenhada desde muito novo, antes ainda de se interessar por desenhos animados! E é da animação que, aos 18 anos, fará a sua profissão, ao ingressar num estúdio de desenhos animados chamado “Lápiz Azul”, onde conheceu Juanjo Guarnido.
Juan permanece em Espanha enquanto Juanjo é contratado para trabalhar nos novos estúdios de animação da Disney, em Paris. Mas a distância não os impede de pensar num projecto de BD que virá a obter um tremendo êxito: Blacksad.
Entretanto, Juan Díaz Canales continuou a frequentar a Escola de Belas Artes na Universidade de Madrid, até que em 1996, funda com Teresa Valero e mais dois designers uma empresa de animação chamada “Tridente Animation”.
A partir dessa altura a sua actividade profissional divide-se entre a sua faceta de desenhador de pré-produção para séries de televisão e longa-metragens de animação, e a de argumentista de banda desenhada que inclui títulos como “Los Patricios”, com Gabor, “Fraternity”, com José Luis Munuera, para além de assinar, com Rubén Pellejero, as novas aventuras de Corto Maltese.
Em 2016 escreveu e desenhou “Como Viaja a Água” (a sua primeira obra como autor completo) e em 2020, assina com Teresa Valero o argumento de “Gentlemind”.
Juanjo Guarnido nasceu em Granada, Espanha, em 1967. Com o Curso de desenho obtido na Faculdade de Belas Artes de Granada, participa na realização de diversos fanzines e trabalha esporadicamente com a Cómics Forum (uma chancela da Planeta DeAgostini) para a edição espanhola da Marvel, o que lhe permite chegar a um público bastante alargado. Nos inícios dos anos 90 muda-se para Madrid, dedicando-se à realização de storyboards para diversas produtoras de televisão e em 1993 muda-se para Paris, passando a integrar os estúdios Walt Disney em Montreuil, estúdios onde trabalha como animador até ao seu encerramento.
Adepto de longa data da banda desenhada europeia, inicia pacientemente aquilo que será o longo processo de produção do seu primeiro álbum, o tomo 1 da série “Blacksad” (Dargaud), publicado no ano 2000.
Para além desta obra magna que conta até à data com 5 títulos publicados e vários prémios, Guarnido assina posteriormente projectos como “Sorcelleries” (Dargaud), com Teresa Valero, ou “Voyageur” (Glénat, projecto colectivo). Entre os seus trabalhos mais recentes, destacam-se “O Burlão nas Índias”, desenvolvido em parceria com o francês Alain Ayroles e a série Blacksad da qual a Ala dos Livros publicou também o mais recente “Então tudo cai – Primeira parte”, o sexto volume da série, que será pela primeira vez editado em duas partes.
Para mais informações, ver o vídeo:
Para subscreveres o canal DOC DOC TV, clica aqui.
Blacksad vol. 1 – Algures entre as Sombras
Juan Díaz Canales & Juanjo Guarnido
Editora: Ala dos Livros
Páginas: 80, a cores
Dimensões: 235 x 310 mm
ISBN: 978-989-53275-3-9
PVP: 25,00€
É administrador do site. Licenciado em Informática, agrega no Bandas Desenhadas dois mundos que adora – a web e a banda desenhada.