de VanRah

Stray Dog, é uma obra francesa desenhada ao estilo mangá (vulgarmente conhecido como manfra), da autoria de VanRah. A série Stray Dog recebeu vários prémios em França e no estrangeiro, nomeadamente pela revista especializada Animeland (Prémio para a Melhor Manga Internacional 2015), e foi nomeada para os Japan Expo Awards em 2016 e 2018, na categoria Melhor Manga Internacional.

Editada originalmente pela Glenat, a série, conta até à data com cinco volumes editados estando o sexto volume agendado para outubro no mercado francófono. A editora ASA lança agora o primeiro volume totalmente em português, nesta que é a sua segunda novidade no mangá, depois de apresentar também a série Cagaster.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

Os Karats… demónios capazes de se dissimularem na sociedade. Criaturas tão aterradoras que obrigaram a humanidade a subjugá-las para se poder proteger.
Entre elas, Toru, um Lycan com um destino funesto. Para este Karat, compelido a combater em arenas clandestinas até à morte, o encontro com o doutor Senri Aokideso poderia ser o modo de escapar à maldição que o corrói. Mas, para isso, seria preciso que a besta o aceitasse…
Entre o ser humano e o demónio tece-se então um laço inesperado, que poderá mudar para sempre a existência da filha de Senri…

VanRah é autora de várias séries publicadas e figura entre os primeiros autores europeus a terem sido publicados no registo manga, tanto em França como internacionalmente, e isto com criações originais de sua autoria. Autodidata, estreou-se na banda desenhada com a função de passar desenhos a tinta, atividade que então exercia paralelamente à sua profissão de osteopata pediátrica.
Decide depois prosseguir a sua carreira de autora a solo e acaba por optar pela manga, cujos códigos lhe permitem maior liberdade de expressão.
As suas histórias, inovadoras e dinâmicas, retratam personagens fortes e muito trabalhadas. A subtileza do seu desenho e a qualidade dos seus argumentos valeram-lhe, em 2016, o reconhecimento como um dos dez melhores talentos e promessas mundiais na área da manga pela revista japonesa Shonen Jump +.
VanRah é também autora da adaptação gráfica Ayakashi – Légendes des cinq royaumes, que escreve em parceria com Izu desde 2017.
Está atualmente a trabalhar em MortiCian, uma prequela direta de Stray Dog, série que, por seu turno, foi considerada, novamente pela Animeland, a 3ª Melhor Manga Internacional de 2018.

Para mais pormenores, ver o vídeo:

Para subscreveres o canal DOC DOC TV, clica aqui.

Stray Dog vol. 1
VanRah
Editora: ASA
Páginas: 320, a p/b
Encadernação: capa mole
Dimensões: 129 x 179 mm
ISBN: 9789892355023
PVP: 9,90€

SOBRE O AUTOR |

Rodrigo Ramos
Rodrigo RamosAdministrador
É administrador do site. Licenciado em Informática, agrega no Bandas Desenhadas dois mundos que adora - a web e a banda desenhada.