Da Água ao… Ouro!!!

Da Água ao… Ouro!!!

Verín, Chaves, Vidago, Pedras Salgadas e Tresminas.

Nesta escapadinha, sobrepusemos a Rota Termal e da Água com Rota da Estrada Nacional 2, tendo ainda feito um desvio, para procurarmos… Ouro!!!

Deste modo, num fim de semana prolongado, visitámos Verín (na Galiza, Espanha), Chaves, Vidago, Pedras Salgadas (Spa & Nature Park), Vila Pouca de Aguiar e Tresminas.

A Rota Termal e da Água Verín-Chaves-Vidago traça-se pelo Vale do Alto Tâmega, abrangendo o Norte de Portugal e sudeste da Galiza. Esta rota faz a ligação entre o património balneário de Verín com o de Chaves e Vidago, unindo as principais fontes, balneários e termas do território da Eurocidade da Água Chaves-Verín, tendo a rota uma extensão de 46,4 km.

Quanto à Estrada Nacional 2 (N2) é a mais extensa estrada portuguesa, somando 739,26 quilómetros, e a única na Europa que atravessa um país em toda a sua longitude (há apenas mais duas no mundo: Route 66, nos EUA, e Ruta 40, na Argentina). Estende-se de Norte a Sul, ligando a cidade de Chaves, em Trás-os-Montes, à cidade de Faro, no Algarve. Instituída a 11 de maio de 1945 no Plano Rodoviário, a Estrada Nacional 2 tem a presença das construções da arquitetura filipina, remetendo o início da sua história para séculos passados, onde fora criada para servir centralmente o reino português, intitulando-se de Estrada Real.

Por seu turno, o Complexo Mineiro Romano de Tresminas representa uma das mais importantes explorações de ouro do Império Romano. Os séculos I e II d.C. foram de intensa atividade mineira, principalmente para exploração de ouro, mas também de outros minérios, como prata e chumbo. Destes trabalhos resultou um conjunto monumental formado pelas cortas de exploração a céu aberto e por um interessante complexo de poços e galerias subterrâneas.

https://youtu.be/EV0tynQ3qS0

Para subscreveres o canal DOC DOC TV, clica aqui.

Deixa um comentário