U-Boot 4: Tio Harry

U-Boot 4: Tio Harry

Por Jean-Yves Delitte.

Já se encontra disponível, nos pontos de venda de periódicos, o quarto e último volume da coleção da ASA em parceria com o Público U-Boot, denominado Tio Harry.

Eis a sinopse:

Oceano Atlântico, Novembro de 1944.
Um U-Boot acaba de bombardear e afundar um navio inglês. O capitão Hanz Von Speed observa o navio que se afunda, enquanto dá a sua opinião sobre a guerra ao seu amigo Adolf. Um dos marinheiros entrega-lhe uma ordem de Berlim: tem de se dirigir ao encontro do U-234, comandado por Jurgen Mauser, que está com problemas. Acontece que o U-234 foi incumbido de uma missão especial…
Novo México, Maio de 2054.
Numa base militar no coração do deserto, Harry, pai adoptivo de Jude, faz uma descoberta assombrosa: o grupo Maher tenta apoderar-se de um submarino alemão da II Guerra Mundial, que conteria nos seus porões 500 quilos de óxido de urânio. A descoberta é tanto mais perturbadora quanto são evidentes os esforços dos superiores de Harry para abafar o assunto.
Estreito de Magalhães, Junho de 2054.
Harry está a bordo de um submarino. O engenho encontra uma passagem na rocha e avança, entrando em seguida numa espécie de lago. Harry e o seu acompanhante descobrem que falta alguma coisa que devia ali estar, o que quer dizer que o pior está para chegar…
As diferentes peças do puzzle disseminadas por várias épocas históricas vão finalmente encaixar-se no termo desta série.

Jean-Yves Delitte é atualmente pintor oficial da Marinha belga e membro titular da Academia das Artes e Ciências do Mar. Arquiteto-designer de formação, foi ainda durante os seus tempos de estudante que viu as suas primeiras histórias em banda desenhada serem publicadas na lendária revista Tintin. Posteriormente, uma sucessão de felizes encontros vai permitir-lhe dedicar-se cada vez mais à Nona Arte, com DonningtonLes Coulisses du PouvoirTanâtos e Les Brigades du Tigre, ou ainda as duas tetralogias intituladas Le Neptune e Les Nouveaux Tsars. Mas o seu talento viria a demonstrar-se em toda a sua plenitude nas temáticas relacionadas com o mar, ao criar verdadeiros frescos marítimos em BD. Imagina, assim, as aventuras de um corsário ameríndio em finais do séc. XVII, com a sua série Black Crow. Relata também a história da prestigiada barca de três mastros Belém, da majestosa fragata Hermione, ou ainda da romanesca aventura da Bounty. Dá-nos depois uma perspetiva angustiante do nosso futuro com a tetralogia U-Boot, antes de lançar a coleção Les Grandes Batailles Navales, de que é o curador. Em 2020 dá início a uma nova série de livros de luxo, realizada a quatro mãos com Jean Benoît Heron, cujo primeiro volume, À Bord des Frégates, é distinguido com o Prémio Marine Bravo Zulu. Nesse mesmo ano, publica um díptico consagrado a Black Beard.

U-BOOT vol. 4: TIO HARRY
JEAN-YVES DELITTE
Editora: ASA
Páginas: 48, a cores
Encadernação: capa dura
Dimensões: 240 x 320 mm
PVP: 10,90€ (+ preço do jornal)

Deixa um comentário