Uma imagem por página

Juventude, é o titulo do mais recente trabalho de Marco Mendes. Uma obra com pouco mais de uma centena de páginas de ilustrações, que alimentam este romance gráfico, com o qual o autor regressa a uma juventude sua, uma de muitas possíveis de lembrar, e de uma maneira incrivelmente original: uma imagem por página, imagem após imagem, sem texto, numa narrativa sequencial totalmente muda.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

“A sua matéria-prima continua a ser a sua própria vida (como o título deixa adivinhar, e como todos aqueles que conhecem a já considerável obra do Marco sabem). Mas, obviamente, ficcionando aqui e ali, e transformando por esta via a sua vida concreta numa vida maior, semelhante e próxima de muitas vidas, nas suas alegrias e tristezas. Desta vez a novidade é o silêncio. Que emana da opção do autor de tudo contar sem muletas explicativas, de recorrer apenas à imagem e deixar-nos a nós desfrutar da história, da que lá está e da que podemos construir a partir dela. Das palavras que podemos pôr naqueles personagens. Da beleza da contemplação de uma juventude rica e bem vivida – igual a tantas outras – mas bem específica e original.” – extracto do texto de introdução.

Marco Mendes (Figueira da Foz, 1978) vive e trabalha no Porto. Autor de banda desenhada, artista plástico, professor e investigador, é membro Fundador do Clube de Desenho (associação dedicada à formação, exposição e divulgação desta arte) no Porto. Publicou as novelas gráficas Diário Rasgado, Zombie (com a qual ganhou o Prémio Amadora BD para o Melhor Álbum Nacional em 2015), e Tutti Frutti (recolha das páginas de BD que publicou no JN ao longo de vários meses) pela editora Turbina/Mundo Fantasma, e o álbum de desenhos Anos Dourados, numa parceria entre a mesma editora e o Colégio das Artes, em Coimbra.

Para mais pormenores, ver o vídeo:

Para subscreveres o canal DOC DOC TV, clica aqui.

Juventude
Marco Mendes
Editora: A Seita | Turbina Associação Cultural
Páginas: 116, a cores
Encadernação: capa dura
Dimensões: 23,5 x 27,5 cm
ISBN: 978-989-53669-0-3
PVP: 25,00€

SOBRE O AUTOR |

Rodrigo Ramos
Rodrigo RamosAdministrador
É administrador do site. Licenciado em Informática, agrega no Bandas Desenhadas dois mundos que adora - a web e a banda desenhada.