Edição integral.

A grande novidade da editora Escorpião Azul na Feira do Livro de Lisboa 2017 foi a banda desenhada O Caderno da Tangerina, de Rita Alfaiate. Cerca de 2 anos mais tarde, a editora publicava um livro sobre BD intitulado Banda Desenhada: Ensaio sobre a Incoerência Artística, o qual correspondia à dissertação de mestrado de Rita Alfaiate e no qual se acompanha o making of do álbum No Caderno da Tangerina. E, poucos meses depois, lançava a banda desenhada intitulada Tangerina, na qual a autora regressava ao mesmo universo.

Este ano, no XVII Festival Internacional de Beja, Rita Alfaiate foi a convidada de um interessante painel moderado pelos seus editores, na qual foram abordados os seus próximos projetos. O mais imediato foi lançado no mês seguinte – a nova edição de O Caderno da Tangerina. Na verdade, o novo Caderno compila não só o anterior Caderno da Tangerina e o álbum simplesmente intitulado Tangerina, como ainda apresenta um conjunto inédito de páginas a cores, que fazem a ligação entre as duas estórias.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

Quando conheci a tangerina, a minha nova colega de escola, fiquei feliz porque ela era diferente, e podia ser minha amiga. Mas a tangerina era distante, havia algo que eu não compreendia. Ela tinha um caderno, um caderno estranho. E descobri que era nele que residia todo o seu mistério.
Esta obra, cujo título tem o seu nome, em homenagem a todos os incompreendidos, sejam eles adultos ou crianças.

Rita Alfaiate nasceu em Lisboa em 1992. Quando era pequena, desenhava como uma brincadeira, dando vida às suas histórias e personagens. A realidade não era, e hoje continua a não ser, suficiente. Talvez por isto, encontre na Banda Desenhada a sua principal realização como artista. O seu percurso passa pela publicação dos seguintes álbuns editados pela Escorpião Azul: No Caderno da Tangerina (2017), Tangerina (2019) e Banda Desenhada – Ensaio sobre a Incoerência Estilística (2019), obra adaptada da sua dissertação de Mestrado. Participou no livro Humanus, uma antologia de BD, com a história curta “O Segredo” (Escorpião Azul, 2018) e no zine Legendary Horror Stories (Legendary Books, 2019) com a história curta “Nós”, em coautoria com Nuno Duarte (argumento). Atualmente, está a frequentar o Doutoramento em Desenho na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.

Para mais pormenores, ver o vídeo:

Para subscreveres o canal DOC DOC TV, clica aqui.

No Caderno da Tangerina (edição integral)
RITA ALFAIATE
Editora: Escorpião Azul
Páginas: 192, a preto e branco, algumas das quais a cores
Encadernação: capa mole
Dimensões: 17 x 24 cm
ISBN: 9789895348848
PVP: 27,00€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.