De Luís Guerreiro.

O Município de Serpa editou em agosto o livro de banda desenhada Os Besteiros de Serpa, da autoria de Luís Guerreiro. Este livro contou com a produção da conhecida editora de BD Escorpião Azul.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

No ano de 1299, Serpa foi o local onde se originou a primeira milícia de besteiros formados e contabilizados do Reino. João Martins, personagem fictício, mas baseado em acontecimentos verídicos, era um ferreiro local que se converteu em besteiro para, assim, beneficiar de vantagens fiscais e honrar a defesa do Rei D. Dinis. A primeira missão do grupo de besteiros serpense realizou-se na batalha do cerco de Portalegre, causada por divergências entre os irmãos D. Dinis e D. Afonso, na sucessão ao trono.

Luís Guerreiro nasceu em Beja, em 1977. Viveu a infância em Ervidel, uma aldeia a 20 quilómetros de Beja, e mudou-se para Sines em 1990. Nos Anos 80, ganhou o gosto pela banda desenhada devido às revistas Marvel importadas do Brasil. Sempre desenhou, encontrando o equilíbrio possível entre a banda desenhada e a serralharia e pintura da construção civil. Nos anos 90, publicou ilustrações no DN Jovem e no Correio da Manhã. E tiras de banda desenhada numa revista dirigida aos jovens, publicada pela Câmara Municipal de Sines. Na década seguinte, publicou cartunes no Notícias de Sines e integrou o Toupeira – Ateliê de Banda Desenhada de Beja, publicando as suas histórias nos números 2, 3, 5, e 6 do fanzine Venham + 5. Em 2008, participou no projeto BD a Fresco, na Aldeia das Amoreiras, Odemira. Em 2015, recebeu o 1.º Prémio de Cartune do Amadora BD. Em 2017, publicou o fanzine Eternos Rivais / Caçadores, com as duas histórias que dão nome ao fanzine, assinadas por Véte no argumento. Tem ganho vários prémios e menções honrosas. No ano de 2018, foi distinguido com o Prémio Geraldes Lino, pelo trabalho que tem desenvolvido como autor e faneditor. Nesse ano, foi lançada a banda desenhada Certo Senhor, Tijoleiro de Seu Nome, o 11.º número da Coleção Toupeira, editada pela Bedeteca de Beja.

Os Besteiros de Serpa
Luís Guerreiro
Editora: Câmara Municipal de Serpa
Páginas: 48, a preto e branco
Encadernação: capa mole com badanas
Dimensões: 23 x 16 cm
ISBN: 9789898187208

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.