A emigração portuguesa em banda desenhada

Já se encontra disponível nas livrarias, Os/Les Portugais, da autoria de Olivier Afonso e de Chico (pseudónimo de Aurélien Ottenwaelter), numa edição da Ala dos Livros.

Partindo daquela que é também a sua história, Olivier Afonso (re)constrói a dura realidade da emigração em França, muito bem ilustrada pela arte de Chico. Estória pessoal e, ao mesmo tempo, a história de um país que em 1974 saia da ditadura para dar os primeiros passos em liberdade.

A Ala dos Livros apresenta uma edição melhorada e em maior formato em relação à edição original francesa, que conta ainda com uma nova ilustração para a capa e prefácio da autoria do Professor Manuel Antunes da Cunha (Prof. Auxiliar da Universidade Católica Portuguesa).

A obra contou com uma exposição na edição deste ano do Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja e contará com uma exposição patente e presença dos autores no próximo Festival de Banda Desenhada da Amadora.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

Aos dezoito anos, Mário foge de Portugal escondido na bagageira de uma velha viatura. Na fronteira franco-espanhola, local onde o seu passador o deixa, conhece Nel.
Na companhia deste jovem compatriota, vai descobrir a vida aventureira dos emigrados num bairro de lata da região parisiense: trabalho nas obras, noites regadas a vinho verde, conversa, esquemas…
Esta história de amizade singular é transversal ao destino de milhares de Portugueses que, nos anos 1970, fugiram da ditadura de Salazar e tentaram, cada um à sua maneira, reconstruir a sua vida.

Olivier Afonso, nasceu em 1975 nos arredores de Paris, filho de pais portugueses.
Seguiu uma formação de artista plástico. Tendo-se no início da sua carreira dedicado à pintura artística, é há mais de vinte anos um dos criadores de efeitos especiais e de maquilhagem mais conceituados do cinema francês, tendo trabalhado para filmes como Titane que, em 2020, obteve a Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes.
Depois de se ter estreado em 2018, como realizador e argumentista na comédia de terror Girls with Balls, assina o argumento de Os/Les Portugais, publicado em França em Fevereiro de 2022.

Chico, é o pseudónimo de Aurélien Ottenwaelter, que nasceu em 1983. Chico trabalha desde 2015 como storyboarder para diversos estúdios de animação franceses. Paralelamente, desenha para revistas como a TOPO e a Revue dessinée. O álbum Os/Les Portugais é a sua primeira obra em banda desenhada.

Para mais pormenores, ver o vídeo:

Para subscreveres o canal DOC DOC TV, clica aqui.

Os/Les Portugais
Olivier Afonso & Chico
Editora: Ala dos Livros
Páginas: 136, a cores
Dimensões: 210 x 270 mm
ISBN: 978-989-9108-07-3
PVP: 24,00€

SOBRE O AUTOR |

Rodrigo Ramos
Rodrigo RamosAdministrador
É administrador do site. Licenciado em Informática, agrega no Bandas Desenhadas dois mundos que adora - a web e a banda desenhada.