O Castelo dos Animais vol. 3 e Um Conto de Natal.

Em novembro, a Arte de Autor publica dois livros de banda desenhada simultaneamente com as respetivas edições francófonas. Concomitantemente com a editora belga Casterman, a editora portuguesa lança o terceiro volume da série O Castelo dos Animais, subintitulado A Noite dos Justos, da autoria de Xavier Dorison e Félix Delep. E, concomitantemente, com a edição francófona da editora francesa Dargaud, lança também uma adaptação sui generis da obra de Charles Dickens Um Conto de Natal pelo espanhol José Luis Munuera.

O Castelo dos Animais vol. 3

Planificada enquanto uma tetralogia, esta série dos autores franceses Xavier Dorison e Félix Delep inspira-se no livro O Triunfo dos Porcos do inglês George Orwell, publicado em 1945.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

Juntamente com o coelho César e o velho rato Azelar, Miss B tem de convencer os animais a não cederem à violência para pôr fim ao reinado de Sílvio… No castelo, a ditadura continua. Graças aos esforços de Miss B, e com a chegada da Primavera, os animais estão a lutar para reacender o movimento pacifista das Margaridas. Mas Sílvio certamente não vê as coisas dessa forma, e o touro ditador está desesperado por manter o seu poder. Com a ajuda das suas cruéis milícias caninas, ele decide mandar colocar os animais rebeldes nas masmorras. Mas Miss B e os seus amigos responderão mais uma vez com astúcia… e solidariedade!

Xavier Dorison conheceu o sucesso aos 25 anos com o seu primeiro argumento, Le Troisième Testament. Dedicou-se à escrita de séries como Sanctuaire e Long John Silver, com vendas superiores a dois milhões de exemplares. Em 2006, assinou com Fabien Nury o argumento do filme Brigadas do Tigre. Professor na escola Emile Cohl e nos Ateliers da NRF, publicou ainda a série de sucesso Undertaker (Dargaud) e também Comment faire fortune en Juin 40, na Casterman.

Félix Delep nasceu em 1993, formou-se na escola Emile Cohl e O Castelo dos Animais é a sua primeira série de BD. Notável desenhador de animais e colorista brilhante, Felix Delep é também um talentoso narrador, influenciado sobretudo pelos cartoons de Tex Avery. Este é o seu terceiro livro a ser publicado, onde reafirma a sua mestria ao desenhar animais.

Para mais pormenores ver o vídeo:

Para subscreveres o canal DOC DOC TV, clica aqui.

O Castelo dos Animais vol. 3: A Noite dos Justos
Xavier Dorison & Félix Delep
Editora: Arte de Autor
Páginas: 72, a cores
Encadernação: capa dura
Dimensões: 232 x 310 mm
ISBN: 978-989-9094-18-5
PVP: 21,50€


Um Conto de Natal

Com o aproximar da época natalícia, surge esta adaptação do clássico de Charles Dickens pelo autor de banda desenhada José Luis Munuera. Registe-se que esta história de Dickens foi originalmente publicada em Inglaterra em 1843, pela editora Chapman & Hall, com ilustrações do londrino John Leech. Munuera faz, no entanto, uma adaptação da obra muito própria, tentando responder à questão do que teria acontecido se a personagem Scrooge fosse do género feminino.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

A tradição ainda é o que era?Vivemos na era do reinício, onde regularmente os nossos heróis favoritos são reimaginados e recebem um novo começo. E quem conhece melhor os novos começos do que Scrooge? Todos sabemos qual foi a sua postura no Natal, mas Munuera pergunta-se se as coisas teriam sido diferentes se ele tivesse sido mulher.
Londres, 1843. Todos os habitantes, tanto os mais ricos como os mais pobres, estão a preparar-se para celebrar o Natal. Todos excepto Elizabeth Scrooge, uma mulher de negócios, rica e insensível à desgraça dos outros, bem como à atmosfera de júbilo que banha a cidade, só o trabalho e o dinheiro são importantes. Diz-se que ela é egoísta e mesquinha. Ela prefere pensar em si própria como prática. E enquanto as festividades iluminam a cidade e os corações dos seus habitantes, Scrooge geme sobre a sua misantropia… Uma noite, os espíritos vêm visitá-la. Levam-na com eles, para conhecer a jovem rapariga que era, alguns anos antes, quando a ganância ainda não lhe tinha comido o coração. Mas também à descoberta do que ela poderia ter-se tornado se tivesse escolhido o caminho do bem…

José-Luis Munuera nasceu em 1972, em Espanha. Depois de estudar artes plásticas na Universidade de Granada, tornou-se cartunista.  Mas a indústria de banda desenhada atravessou um período difícil nos anos 90 e José Luis Munuera fez uma viagem a Angoulême. Lá conheceu Joann Sfar que lhe escreveu as três histórias dos “Potamoks” (Delcourt). O sucesso foi lento e os dois autores propuseram o seu trabalho a outra editora: Dargaud. Assim surgiram as aventuras de Merlin, o famoso mágico, acompanhado por Tartine, o ogre, e Jambon, o porco. A série encontrou o seu público, e quando Sfar já não tinha tempo para escrever os guiões, Jean-David Morvan assumiu o seu lugar. Munuera e Morvan embarcaram então no delirante “Sir Pyle S. Culape” (Soleil). Posteriormente, com Philippe Buchet, imaginaram “Nävis” (Delcourt), uma série de fantasia para crianças. Seguiram-se em 2004, com Dupuis, as novas aventuras de Spirou com “Paris-sous-Seine”. Desde então, Munuera tem tido um sucesso atrás do outro com, entre outros, “Sortilèges” (Dargaud) (cenário por Jean Dufaux) e “Fraternidade” (argumento de Juan Díaz Canales), e, em Dupuis, “Les Campbell” e “Zorglub”, duas séries que assinou sozinho. Um virtuoso tanto na criação como no renascimento, em 2020 colaborou com BeKa e desenhou “L’Envoyé spécial”, o sexagésimo quinto volume da série emblemática de Raoul Cauvin, Salvérius e Lambil, “Os Túnicas Azuis”. Em 2021, regressou à Dargaud com “Bartleby, le scribe”, uma adaptação do conto epónimo de Herman Melville.

Para mais pormenores, ver o vídeo:

Para subscreveres o canal DOC DOC TV, clica aqui.

Um Conto de Natal
José-Luis Munuera
Editora: Arte de Autor
Páginas: 80, a cores
Encadernação: capa dura
Dimensões: 210 x 285 mm
ISBN: 978-989-9094-19-2
PVP: 19,95€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.