Mais 5 livros de BD planeados para este mês.

Para além de Spirou: A Esperança Nunca Morre – Primeira Parte, a ASA tem no seus planos o lançamento de mais 5 livros de banda desenhada em novembro.

O Grão-Duque, a nova coleção ASA/Público

Em distribuição com o jornal Público nos pontos de venda de periódicos, entre 9 e 23 de novembro, é publicada a série O Grão-Duque, da autoria de Yann e Romain Hugault. Trata-se de uma trilogia, originalmente publicada pela editora suíça Paquet entre 2008 e 2010, tendo os álbuns os subtítulos As Feiticeiras da Noite, Camarada Lilya e Wulf & Lilya. A série marca o regresso do ilustrador Hugault às publicações nacionais de banda desenhada.

Eis a sinopse da editora:

A partir de 9 de novembro chega às bancas a nova coleção de Banda Desenhada ASA Público. Trata-se da coleção “O Grão-Duque”, epopeia de um piloto alemão que,  durante a II Guerra Mundial, e aos comandos do mítico Heinkel He-219, a que carinhosamente chama “Grão-Duque”, tem um improvável encontro com uma combatente inimiga que tem tanto de encantador como de temível. Este é o fio condutor da nova coleção de banda desenhada franco-belga que a ASA e o Público lançam em parceria. A série, composta por três álbuns inéditos em Portugal (com texto de Yann e desenho de Romain Hugault), dá a conhecer de forma inteligente, sensível e original, a realidade cruel e brutal da guerra. Os álbuns serão publicados à quarta-feira com o jornal Público, por mais 10,90 euros.
Inverno de 1943. Na Frente Oriental, onde os combatentes alemães sofrem as investidas incessantes dos seus inimigos, Wulf, um jovem piloto da então toda-poderosa Luftwaffe, luta contra uma aviação soviética mal equipada e em clara desvantagem. Contudo, na frente a esperança de vida é reduzida para os dois lados. Horrorizado com a barbárie nazi, Wulf recusa-se, entre outras coisas, a ostentar a cruz suástica no seu avião, um mítico Heinkel He-219, a que ele carinhosamente chama “Grão-Duque”. A sua atitude desperta a inimizade de alguns camaradas de armas mais fanatizados, mas ele não consegue deixar de sentir repugnância por ter de combater contra jovens mulheres-piloto russas, atiradas para a linha de fogo em biplanos totalmente ultrapassados e sem sequer um pára-quedas. A única pessoa que ainda dá algum sentido à sua vida é a sua filha Romy, até que o seu destino se cruza, nos céus, com o de Lilya, uma piloto russa do célebre regimento feminino de caças nocturnos conhecido como “As Feiticeiras da Noite”.

O Grão-Duque
vol. 1: As Feiticeiras da Noite
vol. 2: Camarada Lilya
vol. 3: Wulf & Lilya

YANN, ROMAIN HUGAULT
Editora: ASA
Encadernação: capa dura
Dimensões: 240×320 mm
PVP unitário: 10,90€


Blake e Mortimer vol. 29: Oito Horas em Berlim

Concomitantemente com o lançamento francófono pela Éditions Blake et Mortimer, agendado para o dia 25 de novembro, a ASA lança no nosso país o 29.º volume da série As Aventuras de Blake e Mortimer, subintitulado Oito Horas em Berlim. Criada por Edgar P. Jacobs, o novo álbum de Blake e Mortimer conta com argumento de José-Louis Bocquet e Jean-Luc Fromental e ilustrações de Antoine Aubin. Se se trata da primeira obra do duo de argumentistas nesta série, Aubin já tinha ilustrado o 20.º e o 22.º álbuns da série. Como é habitual no nosso país, paralelamente à edição com capa regular, existe uma edição com capa exclusiva da Fnac.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

Primavera de 1963. Algures nos montes Urais, no coração do Império Soviético, uma missão arqueológica descobre sete caixões, no interior dos quais jazem cadáveres cuja pele do rosto foi arrancada. Na mesma altura, em Berlim, um homem é morto ao atravessar o Muro que divide a cidade ao meio. Antes de sucumbir, consegue pronunciar uma estranha palavra: Doppelgänger. Em princípio, estes dois acontecimentos não estão relacionados. Mas a verdade é que existe uma ligação entre a macabra descoberta e o desertor abatido, e essa ligação dá pelo nome de Julius Kranz, um cirurgião da Alemanha de Leste especialista em manipulações eletrocirúrgicas no cérebro humano. Mortimer e Blake vão ambos cruzar-se com este cientista maquiavélico e terão a desagradável surpresa de se depararem com um aventureiro sem escrúpulos, que se prepara para montar a maior mistificação da história da humanidade…
Neste 29.º volume das Aventuras de Blake e Mortimer, Antoine Aubin coloca o seu traço eminentemente “jacobsiano” ao serviço de um argumento original de José-Louis Bocquet e Jean-Luc Fromental, que combina a grande aventura, as brumas da espionagem, os desvios da ciência e as motivações ocultas da História.

José-Louis Bocquet funda, com apenas 13 anos, o seu próprio fanzine, BIZU. Organiza depois vários volumes ilustrados para a Bédérama, propondo-se trabalhar em compilações de autores como Franquin, Binet ou Andréas. Para satisfazer a sua paixão pela leitura, torna-se funcionário da livraria Temps Futurs no início dos anos 80 e, juntamente com o seu amigo e cúmplice Jean-Luc Fromental, participa nas obras realizadas para o Ano da Banda Desenhada, publicadas por este templo parisiense da Banda Desenhada e da Ficção Científica.

Jean-Luc Fromental multiplica-se em experiências no domínio dos livros e do audiovisual, quase sempre associado a ilustradores. Inicia-se no mundo da edição com Jean-Claude Lattès e torna-se, em 1980, crítico de BD no Matin de Paris. O seu primeiro romance, escrito em coautoria com François Landon, Le Système de l’Homme Mort, é publicado no ano seguinte. Criou e dirige desde 2003 a chancela Denoël Graphic dedicada à novela gráfica e à banda desenhada para adultos, onde publica, entre outros, Crumb, PosySimmonds, Alison Bechdel, Antonio Altarriba, Marcelino Truong e Miles Hyman, com o qual, aliás, acaba de assinar Le Coup de Prague na coleção «Aire Libre» da Dupuis.

Antoine Rubin nasceu na Normandia, em 1967. Quando terminou os estudos superiores começou a dedicar-se ao desenho e concebeu diversas pranchas de banda desenhada e também ilustrações. Em 2004, publicou Sur la Neige e, mais recentemente, foi o desenhador de vários volumes das Aventuras de Blake e Mortimer.

Para mais pormenores, ver o vídeo:

Para subscreveres o canal DOC DOC TV, clica aqui.

As Aventuras de Blake e Mortimer vol. 29: Oito Horas em Berlim
JOSÉ-LOUIS BOCQUET, JEAN-LUC FROMENTAL, ANTOINE AUBIN
Editora: ASA
Páginas: 64, a cores
Encadernação: capa dura
Dimensões: 311 x 215 mm
ISBN: 9789892355573
ISBN (edição Fnac): 9789892355580
PVP: 15,90€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.