De Marco Fraga da Silva e Matthieu Pereira.

O livro Crónicas do Tempo e do Espaço – Uluru faz parte da tese de doutoramento de Marco Fraga da Silva, a qual procura desenvolver um modelo para a criação e implementação de franchises transmedia em Portugal a partir da publicação de bandas desenhadas que integram um universo ficcional expandido. Depois de uma campanha de crowdfunding bem-sucedida e de uma campanha de fan art com a participação de vários artistas nacionais e internacionais, o projeto conseguiu vários apoios institucionais essenciais para a publicação da banda desenhada.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse:

Um álbum de BD de 176 páginas que conta a história do jovem Uluru, que foge de casa e da supervisão das duas entidades cibernéticas que o educaram e atravessa a Austrália em busca de outros humanos como ele, procurando superar o longo luto e o sentimento de perda que carrega.

Marco Fraga da Silva, natural da ilha do Faial, estudou design gráfico (licenciatura) e cinema (mestrado). Em Beja, desenvolveu o gosto pela arte sequencial da banda desenhada e criou um concurso internacional de BD para os países de língua portuguesa. É vice-presidente da Associação Tentáculo e tem vindo a desenvolver projetos na área da banda desenhada. Atualmente, é aluno de doutoramento em Arte dos Media na Universidade Lusófona.

Mattieu Pereira, nascido em França, é um ilustrador de banda desenhada que quer contar histórias através do desenho. Passou por vários ramos da expressão artística em Paris, desde cinema, design gráfico, ilustração e, por fim, banda desenhada. Após terminar os estudos veio para Portugal, onde tem estado a desenvolver a sua arte. Participou em vários concursos e fanzines nacionais. Ficou em segundo lugar no Amadora BD 2018 e venceu o concurso de Odemira em 2019. Desde então tem prosseguido a sua jornada no ramo da BD, criando diversos projetos.

Para mais pormenores, ver o vídeo:

Para subscreveres o canal DOC DOC TV, clica aqui.

Crónicas do Tempo e do Espaço – Uluru
MARCO FRAGA DA SILVA, MATTHIEU PEREIRA
Editora: Associação Tentáculo
Páginas: 176, a cores
Encadernação: capa mole com badanas
Dimensões: 21 x 29,7 cm
ISBN: 978-989-53780-0-5
PVP: 22,00€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.