Nova edição pela Tigre de Papel.

A edição especial da obra Palestina, da autoria de Joe Sacco, editada pela Tigre de Papel, encontra-se nomeada na categoria de Melhor Reedição da 4.ª edição dos Prémios Bandas Desenhadas. A reedição desta obra no nosso país é um vero serviço público, tornando-a finalmente disponível uma vez mais, sendo não só a primeira vez que é publicada em Portugal num único volume e em capa dura, como sendo também a primeira vez que é publicada a edição especial (baseada na edição congénere original norte-americana da Fantagraphics), repleta de extras cativantes.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

A Tigre de Papel apresenta a versão definitiva, ampliada e em capa dura do importante marco do jornalismo em BD de Joe Sacco, Palestina. Além da novela gráfica original, de 288 páginas, e textos de introdução de Edward Said e Sandra Monteiro, a edição especial inclui um conjunto de materiais exclusivos, muitas notas originais de Sacco, esboços e referências fotográficas. Com o papel que o Médio Oriente tem na política mundial contemporânea, a Palestina de Sacco nunca foi tão relevante. Resultado de largos meses de investigação e de uma longa visita à Cisjordânia e à Faixa de Gaza no início dos anos 1990 (onde realizou mais de cem entrevistas com palestinianos e israelitas), Palestina foi o primeiro grande trabalho em BD de não-ficção política e histórica de Sacco, cujo nome se tornou sinónimo desse formato gráfico do Novo Jornalismo. A reportagem perspicaz de Sacco é feita nas linhas de frente, onde populações são atingidas por tiros e gás lacrimogéneo, soldados espancam civis e estradas são bloqueadas. Sacco entrevistou prisioneiros, refugiados, manifestantes, crianças feridas, agricultores que perderam as suas terras e famílias dilaceradas pelo conflito.

Para mais pormenores, ver o vídeo:

Para subscreveres o canal DOC DOC TV, clica aqui.

Palestina (edição especial)
JOE SACCO
Editora: Tigre de Papel
Encadernação: capa dura
Páginas: 300, a preto e branco
Dimensões: 28,5 x 19 cm
ISBN: 978-989-53429-6-9
PVP: 25,95€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.