Dois livros da série da autora Cathon.

A chancela Lilliput da Penguin Random House tem como foco os leitores infanto-juvenis. Tendo-se constituído inicialmente enquanto uma chancela de não-ficção “para pais e crianças curiosas”, é no final de 2022 que se começa a dedicar à banda desenhada de ficção com a publicação da série Flora e Bambu da autoria da canadiana Cathon, uma série originalmente editada pela Comme des Géants, destinada às primeiras leituras.

Segundo a editora, as divertidas peripécias vividas pela Flora e pelo Bambu retratam valores essenciais ao desenvolvimento emocional dos mais pequeninos. As aventuras desenrolam-se no bosque, onde vivem com muitos outros animais amigos. A forma como resolvem os mistérios que encontram é um exemplo perfeito de relação entre pares. A narrativa interliga conceitos como a entreajuda, a importância das rotinas, o respeito pela diferença, a aceitação, entre muitos outros elementos estruturantes.

Cathon estudou Artes Visuais e publica banda desenhada desde 2011. Tem um estilo muito particular, que assume uma certa dose de humor, e que já a distingue no meio artístico. O seu nome esteve entre os finalistas do Prix Littéraires du Gouverneur Général e do Prix Bédélys (festival de BD de Montreal). Cathon é também autora de inúmeros fanzines, conhecidos em todo o mundo.

A ordem portuguesa da série Flora e Bambu não é a mesma da série canadiana, correspondendo o primeiro livro português ao terceiro livro canadiano e o segundo livro nacional ao primeiro livro canadiano.

Em Busca do Sono Perdido

Originalmente o terceiro livro da série, Em Busca do Sono Perdido foi editado no Canadá em 1 de junho de 2020, tendo sido nomeado para os Prémios dos Livreiros do Quebeque 2021 na categoria de BD Juvenil Quebeque.

Clique nas imagens para as visualizar em todas as dimensões:

Eis a sinopse da editora:

Depois de várias tentativas para adormecer, Flora descobre que já NÃO consegue hibernar!  É então que decide ir investigar, junto dos vizinhos que também hibernam. Ninguém escapa aos divertidos interrogatórios da Flora e do Bambu. Vamos conhecer os hábitos da atarefada abelha Zulmira, do bom anfitrião sapo Júlio e das formiguinhas leitoras que leem sempre uma história antes de dormir! Mas será algum destes amigos capaz de ajudar a Flora a hibernar?

Para mais pormenores, ver o vídeo:

Para subscreveres o canal DOC DOC TV, clica aqui.

Flora e Bambu vol. 1: Em Busca do Sono Perdido
CATHON
Editora: Lilliput
Páginas: 48, a cores
Encadernação: capa dura
Dimensões: 188 x 240 mm
ISBN: 9789896236427
PVP: 14,95€


O Ladrão de Folhas

Originalmente o primeiro livro da série, O Ladrão de Folhas foi editado no Canadá em 12 de setembro de 2016.

Clique nas imagens para as visualizar em todas as dimensões:

Eis a sinopse da editora:

Enquanto Flora explica ao Bambu que os morangos ainda não estão suficientemente maduros para serem comidos, ouve-se um grito algures no bosque. Preocupados, os dois amigos põem-se logo em ação! Deparam-se com o Manjericão a choramingar, pois alguém andou a comer as suas lindas folhas. Solidários para com o pobre Manjericão, Flora e Bambu não vão descansar enquanto não apanharem o malandro!

Flora e Bambu vol. 2: Em Busca do Sono Perdido
CATHON
Editora: Lilliput
Páginas: 48, a cores
Encadernação: capa dura
Dimensões: 188 x 240 mm
ISBN: 9789896236434
PVP: 14,95€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.