O Mundo de Sofia em banda desenhada

O Mundo de Sofia em banda desenhada

O primeiro volume.

A obra O Mundo de Sofia do norueguês Jostein Gaarder foi originalmente editada em 1991, revelando-se um sucesso internacional, tendo sido publicada em mais de 60 idiomas e vendido mais de 50 milhões de cópias pelo mundo.

A chancela Elsinore, que se encontra a lançar a excelente adaptação para banda desenhada da obra Sapiens, inicia a publicação da adaptação desta obra para banda desenhada, a qual se encontra a ser originalmente editada pela editora francesa Albin Michel. O belga Vincent Zabus é o argumentista, cabendo as ilustrações ao francês Nicoby. O primeiro volume, lançado originalmente em 5 de outubro de 2022, subintitula-se A Filosofia, de Sócrates a Galileu.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

Certo dia, Sofia recebe uma carta com uma pergunta intrigante de um misterioso filósofo: «Quem és tu?» Segue-se outra: «De onde vem o mundo?» De carta em carta, de pergunta em pergunta, Sofia inicia o seu «curso de filosofia». Feita a promessa de que preservará intacta a sua capacidade de se surpreender — qualidade primeira de qualquer filósofo, para quem o mundo e a vida são sempre uma coisa nova e espantosa —, Sofia lança-se à descoberta das principais figuras da história da filosofia ocidental, dos pré-socráticos aos pós-modernos, e sobretudo ao conhecimento de si própria, ao aprender a formular verdadeiras perguntas filosóficas. Carregado de humor e clareza, e sem nunca perder de vista as grandes questões do nosso século, o primeiro volume da adaptação para novela gráfica de O Mundo de Sofia, que abarca o nascimento da filosofia e percorre a sua história até ao século XVII, destina-se a todos os leitores curiosos que pretendam conhecer ou revisitar as raízes, a evolução e as principais correntes do pensamento filosófico ocidental. A adaptação para novela gráfica, por Nicoby e Vincent Zabus, com a colaboração do próprio Jostein Gaarder, segue de perto o original e, com um renovado formato para todo o público-leitor, nunca perde de vista as grandes questões da atualidade, desde o clima à igualdade de género.

Jostein Gaarder nasceu em 1952, em Oslo. Foi professor de Filosofia e História das Ideias em Bergen, Noruega, mas acabou por se dedicar à sua carreira literária. Graças ao seu romance sobre a História da Filosofia, O Mundo de Sofia, traduzido em mais de 60 línguas, cimentou a sua reputação junto da crítica e do grande público.

Vincent Zabus vive em Namur. Primeiro professor de Literatura e Filosofia na Bélgica, depois dramaturgo e autor de banda desenhada, em O Mundo de Sofia combina duas das suas grandes paixões: contar histórias e a filosofia.

Nicoby vive em Rennes. Publicou inúmeras bandas desenhadas, em vários géneros, estilos e formatos, desde a autobiografia à aventura, passando pela crónica social e o humor, em álbuns e na imprensa, para a Revue Dessiné ou Spirou. De seu nome Nicolas Bidet, tem algumas obras assinadas com o pseudónimo Korkydü.

Para mais pormenores, ver o vídeo:

Para subscreveres o canal DOC DOC TV, clica aqui.

O Mundo de Sofia vol. 1: A Filosofia, de Sócrates a Galileu (baseada na obra de Jostein Gaarder)
VINCENT ZABUS, NICOBY
Editora: Elsinore
Páginas: 264, a cores
Encadernação: capa dura
Dimensões: 205 x 275 mm
ISBN: 9789896237110
PVP: 32,94€

Deixa um comentário