Por José Ruy.

O mestre José Ruy (1939-2022) abandonou-nos recentemente, a 23 de novembro. Ultimamente, os seus trabalhos vinham a ser publicados pela editora Âncora, sendo a mais recente publicação a 8.ª edição de Os Lusíadas, a propósito da edição comemorativa dos 450 anos da primeira publicação da obra original de Luís Vaz de Camões.

Recorde-se que esta adaptação de José Ruy para banda desenhada começou por ser publicada originalmente em 1983 e 1984 no Jornal da B.D., sendo a primeira edição em álbum constituída por 3 volumes.

Registe-se que em 2009, por altura da comemoração dos 25 anos da banda desenhada, a Âncora não só tinha editado a 7.ª edição da obra, entretanto esgotada, mas também a 1.ª edição da mesma em língua mirandesa.

Eis a sinopse da editora:

Para comemorar os 450 anos da primeira publicação de Os Lusíadas de Luís Vaz de Camões, a Âncora Editora publicou uma nova edição da adaptação da banda desenhada de José Ruy. Trata-se de um trabalho de rara qualidade, em que o mestre José Ruy utiliza o texto autêntico de Luís de Camões para nos brindar com a excelência dos seus desenhos. Obra com boa apresentação gráfica. Cada capitulo é enriquecido com a reprodução de uma vinheta de cada um dos dez cantos d´Os Lusíadas. Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura.

José Ruy nasceu na Amadora, em maio de 1930, onde faleceria em 2022. Cursou Artes Gráficas e habilitação a Belas Artes na Escola António Arroio, onde foi discípulo do Mestre Rodrigues Alves, e dos pintores Costa Mota, Trindade Chagas e Júlio Santos. Iniciou-se como autor de textos e desenhos com 14 anos, tendo publicados 85 álbuns, 54 dos quais em Banda Desenhada, com destaque para: Aristides de Sousa MendesPeter café Sport e o Vulcão do FaialA Ilha do FuturoFernão Mendes Pinto e a sua PeregrinaçãoCarolina Beatriz Ângelo – Pioneira no Voto e na CirurgiaOs Lusíadas João de Deus – A Magia das Letras, estes também com edição em mirandês.
Tem colaborado em muitos jornais e revistas, nomeadamente em «Cavaleiro Andante» e «O Mosquito», tendo editado e dirigido uma 2.ª série desta publicação. O rigor na investigação e qualidade dos seus trabalhos tem sido apreciada em todo o país. Foram-lhe atribuídos 27 prémios. Expôs com sucesso em vários países da Europa, na China, no Japão e no Brasil.
Primeiro autor a ser galardoado com o Prémio de Honra do Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora, em 1990. No ano seguinte foi distinguido com a Medalha Municipal de Ouro de Mérito e Dedicação da sua cidade natal, onde o seu nome está atribuído a uma escola e a uma avenida. Referenciado no «Dictionnaire mondial de la bande dessiné, Larousse» edição de 1998, e com destaque no «Larousse de la BD» em 2004.

Os Lusíadas (edição comemorativa dos 450 anos)
JOSÉ RUY
Editora: Âncora
Páginas: 138, a cores
Encadernação: capa dura
Dimensões: 21,5 x 30 cm
ISBN: 978 972 780 834 2
PVP: 29,00€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.