A Culpa Não É Minha!

A Bertrand prossegue a publicação da série A Incrível Adele com o terceiro volume, subintitulado A Culpa Não É Minha! O argumento compete a Mr. Tan (pseudónimo de Antoine Dole), sendo as ilustrações de Miss Prickly (aka Isabelle Mandrou), responsável pelos desenhos dos primeiros 7 volumes.

Originalmente editada pela Tourbillon, a série conta em França já com 19 volumes e 3 hors-série, para além de três romances infanto-juvenis, uma série de revistas em nome próprio, livros de jogos e 2 jogos de sociedade. A Incrível Adéle teve ainda direito a um spin-off em banda desenhada denominado Ajax em 2017 (com 3 álbuns publicados até ao momento) e está atualmente em pré-produção uma série de animação.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:

Eis a sinopse da editora:

Adele é uma menina muito pouco convencional, com um sarcasmo inacreditável e uma criatividade infinita: a heroína dos novos tempos. Sem cerimónias, com piadas secas e muito humor negro, assume as suas diferenças e personifica algumas das dificuldades de integração que as crianças sentem, normais da idade e do desenvolvimento, ajudando-as na descoberta da sua identidade e na descoberta do mundo.
Neste título, A Culpa Não É Minha!, que é já o terceiro da coleção – depois de Vai Ser de Perder a Cabeça! e O Inferno São os Outros –, surge uma personagem nova: Fizz, um simples hámster. Ou talvez não… Isto é, nem o Fizz é simples, nem a Adele o vê como um hámster. Para ela, o Fizz é um urso feroz! Ou seja, é um animal encantador! Como ela lhe anuncia: «Fizz, acho que os meus leitores já estão preparados para te conhecer!».
Ainda neste novo título, Adele, na sua tentativa de descoberta de um mundo mais emocionante, faz experiências que não estão propriamente aprovadas pelos cientistas tradicionais… mas que culpa tem ela de ter tanta sede de conhecimento?
Em família, os livros de Adele permitem «entrar na cabeça das crianças e pré-adolescentes», abordando com humor as impertinências, o questionar dos limites, a utilidade das normas, as exceções e todas as contradições com que todos os pais e educadores se deparam. São cenas de casa e da escola, nas quais pais e filhos se reveem, através desta personagem inspiradora, criativa, provocadora, teimosa e com muiiiita imaginação.
A incrível Adele sabe como dificultar a vida a quem está à sua volta, sobretudo ao seu gato, o Ajax. E agora, com a ajuda do hipertivo hámster Fizz, que ela acredita ser um feroz urso bebé, a Adele não vai ter mãos a medir. Na sua tentativa de descoberta de um mundo mais emocionante, faz experiências que não estão propriamente aprovadas pelos cientistas tradicionais… Mas que culpa tem ela de ter tanta sede de conhecimento? Uma dose de humor negro, uma pitada de ternura e carradas de piadas secas – eis a receita da Adele, um novo tipo de heroína.

Antoine Dole, também conhecido como Mr. Tan, é um autor francês de banda desenhada que criou múltiplos universos de BD para editoras prestigiadas (Bayard, Actes Sud, Casterman, Gallimard BD, Glénat, entre outras), bem como para revistas para o público infantil (Le Journal de Mickey, Bayard Presse, Milan Presse). Antoine Dole também escreveu mangas e vários títulos premiados para o público juvenil, unanimemente aclamados pela crítica. A sua personagem de maior sucesso é A Incrível Adele, com mais de 9 milhões de livros vendidos.

Miss Prickly é ilustradora. Apaixonada por banda desenhada, é autora de vários títulos para a infância e foi a criadora do grafismo e ilustradora do universo Adele.

A Incrível Adele vol. 3: A Culpa Não É Minha!
MR. TAN, MISS PRICKLY
Editora: Bertrand
Páginas: 96, a cores
Encadernação: capa mole
Dimensões: : 16 x 20,2 cm
ISBN: 9789722544269
PVP: 10,90€

SOBRE O AUTOR |

Nuno Pereira de Sousa
Nuno Pereira de SousaAdministrador
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.