O quarto volume da saga de Eyren Caeli
Crónicas de Enerelis é uma série de banda desenhada da autoria de Patrícia Costa. Inspirada no grafismo manga, a série começou a ser planeada entre 2008 e 2015, começando a ser materializada em 2018. Depois de duas campanhas de crowdfunding bem sucedidas, para a edição do Volume 01 – Prelúdio e Volume 02 – Sangue, a autora autoeditou o Volume 03 – Sombras, em Maio de 2022. Dia 20 de Janeiro, é lançado o quarto volume intitulado Cicatrizes.
Na sequência dos eventos dos volumes anteriores, o protagonista Eyren Caeli parte para um treino para poder controlar a sua magia. O grupo separa-se e, na pausa na formação de maegian, encontram cicatrizes que julgavam estar saradas. Neste volume, o leitor irá conhecer mais um pouco do passado dos três companheiros de Eyren e aprofundar a relação que o protagonista tinha com a sua família.
Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão:
Eis a sinopse:
Enerelis é um dos três mundos paralelos à Terra. Em paz há catorze anos, é povoado por diversas raças e criaturas que nasceram graças à existência de duas forças opostas, Nox e Aether, atribuindo aos seus habitantes capacidades extraordinárias.
Após os eventos que culminaram na pausa da formação de maegian, Eyren ruma a Maduncar para o treino que Sebeth lhe prometeu. Nessa busca, descobre que nem todas as suas feridas interiores estão saradas. No entanto, não é apenas Eyren que se encontra com cicatrizes antigas: todos os seus companheiros deparam-se com espectros do seu passado.
De que modo encararão as suas cicatrizes mais profundas? Serão eles os mesmos após as suas batalhas pessoais? E até onde vai o perdão com o passado, se este parece mais presente do que nunca…
Patrícia Costa
Quando descobriu que era giro ilustrar os textos à margem dos manuais de Português, Patrícia Costa passou a dedicar grande parte do tempo livre a rabiscar os restantes manuais escolares. Mas é nos livros de histórias das bibliotecas, pelos quais se apaixona bem cedo, que encontra um manancial de mundos e personagens prestes a ser descobertos.
Após ter iniciado os seus estudos em Artes no Ensino Secundário, ingressa no ISCTE, onde termina o Curso de Arquitectura, actividade à qual esteve ligada nos nove anos seguintes.
No entanto, a chama que nascera do amor entre o desenho e a escrita nunca ficara extinta e, em 2018, encontra a oportunidade de ver os seus mundos a ganhar vida: frequenta o 1.º Curso de Iniciação à Arte Sequencial, ministrado pela ilustradora Susana Resende, com apoio do artista Daniel Maia. Nesse ano, vence o 1.º Prémio na Categoria A+ no Concurso Nacional de BD, pelo AmadoraBD.
Em 2019, fica em 3.º lugar no 13.º Concurso Nacional de BD pelo BDTeca de Odemira; participou nos números 0, 1 e 3 do fanzine Outras Bandas, editado pelo Colectivo Tágide, com BD curtas, sendo uma delas vencedora do Prémio na Categoria de Melhor Obra Curta nos XVII Troféus Central Comics, em 2020. Fez também a arte de “Posse”, uma história para a revista H-Alt #9, com argumento de Penim Loureiro. Em 2020, volta a arrecadar o 3.º lugar no Concurso Nacional de Banda Desenhada do BDTeca de Odemira.
Entre outras colaborações, participou na antologia Virar a Página, que reuniu diversos argumentistas e desenhadores, visando recolher apoios para a Associação CAIS. Os dois primeiros álbuns auto-editados de Crónicas de Enerelis contam já com diversas nomeações dentro do sector. Neste momento, encontra-se a produzir o quinto volume das Crónicas de Enerelis e planeia o lançamento de um fanzine de BD e Ilustração para ser apresentado durante o primeiro semestre de 2023.
Os interessados devem contactar a autora através do e-mail cdenerelis@gmail.com, no facebook @enerelis ou no instagram @cdenerelis. A mesma informa que até ao dia 12 de fevereiro, todos os volumes editados até à data contam com preços e packs com desconto.
Crónicas de Enerelis 04 – Cicatrizes
PATRÍCIA COSTA
Editora: Patrícia Costa (autoedição)
Páginas: 232, a preto e branco
Encadernação: capa mole
Dimensões: 17 × 26 cm
PVP: 22,00€
É administrador do site. Licenciado em Informática, agrega no Bandas Desenhadas dois mundos que adora – a web e a banda desenhada.