As Nomeações Extemporâneas da 4.ª edição dos Prémios Bandas Desenhadas.
Como tínhamos anunciado, desvendamos hoje a quinta e última lista de Nomeados da 4.ª edição dos Prémios Bandas Desenhadas. As obras elegíveis para as Nomeações Extemporâneas são as constantes dos relatórios mensais referentes ao ano de 2022 do site Bandas Desenhadas, bem como as adições relativas a esse período posteriormente realizadas até à presente data.
Estas nomeações finais, as Nomeações Extemporâneas, contemplam obras editadas entre 01 de janeiro e 31 de dezembro de 2022, avaliadas pelos jurados após o anúncio dos nomeados do trimestre a que as mesmas digam respeito. Deste modo, assegura-se a possibilidade de contemplar obras que, por questões de acessibilidade ou de outra ordem logística, foram alvo de apreciação após o trimestre em que foram publicadas.
O júri deliberou em nomear a banda desenhada Área de Diniz Conefrey, editada pela Quarto de Jade, para a categoria de Melhor Publicação Nacional com Distribuição Comercial. Esta obra foi também nomeada para a categoria de Melhor Ilustração em Obra Nacional.
Quanto à categoria de Melhor Publicação Nacional com Distribuição Alternativa, os jurados foram conquistados pela obra Mesinha de Cabeceira #37: Forceps da autoria de Ricardo Paião Oliveira, editada pela Chili Com Carne. Apesar da obra ter sido originalmente publicada sob o formato de webcomic no próprio site Bandas Desenhadas, os jurados distanciaram-se desta questão, elegendo a nomeação da mesma para esta categoria, sendo impossível não destacar o trabalho inovador e a criação de uma própria linguagem no meio pelo autor.
No que toca à categoria de Melhor Argumento em Obra Nacional, o júri nomeou a obra Crónicas do Tempo e do Espaço: Uluru, com argumento de Marco Fraga da Silva, editada pela Associação Tentáculo.
Para a categoria de Melhor Antologia, o júri nomeou a obra Outras Bandas #8, com trabalhos de Daniel Maia, Jorge RoD! Rodrigues, Maria João Claré, Mário André, Yves Darbos, Susana Resende, Patrícia Portela, Liliana Johnson, Travis Johnson, Patrícia Costa e José Bandeira, editada pela Tágide. Quanto à Melhor Banda Desenhada Curta em Antologia, o júri nomeou também uma BD desta antologia, nomeadamente “Terça-Feira” de Travis Jonhson, Liliana Johnson, Daniel Maia e Susana Resende.
Quanto às publicações estrangeiras, após muita deliberação, a nomeação para a Melhor Publicação Estrangeira foi para À Procura de Anne Frank, da autoria de Ari Folman e Lena Guberman, editada pela Porto Editora. A obra conquistou o júri graças à sua temática e ao equilíbrio verificado entre o argumento e ilustração.
No que toca à nomeação para a categoria de Melhor Argumento em Obra Estrangeira, a nomeação foi para a banda desenhada Pele de Homem, com argumento de Hubert, editada por A Seita.
Na categoria de Melhor Ilustração em Obra Estrangeira, o júri elegeu Little Tulip, ilustrada por Boucq e editada pela Ala dos Livros.
A obra Cartoons do Ano 2021, da autoria de António Antunes, Vasco Gargalo, André Carrilho, António Maia, Rodrigo Matos, Henrique Monteiro, Cristiano Salgado, Cristina Sampaio, Nuno Saraiva e João Fazenda, editada pela Documenta, foi nomeada para Melhor Publicação de Humor.
Por seu lado, Armazém Central, da autoria de Régis Loisel & Jean-Louis Tripp, editada pela Arte de Autor, foi a escolha do júri para a Melhor Série de Publicações.
Os jurados nomearam para a categoria de Melhor Edição, a obra Pássaro, da autoria de Diogo Campos e Hugo Teixeira e editada pela Ala dos Livros.
Por fim, para a categoria de Melhor Reedição, foi nomeada a obra Blacksad vol. 1: Algures entre as Sombras, da autoria de Juan Díaz Canales e Juanjo Guarnido, sendo esta edição especial publicada pela Ala dos Livros.
Apresenta-se de seguida a lista completa das Nomeações dos Prémios Bandas Desenhadas 2022:
Próximas Datas
Anúncio dos Vencedores dos Prémios Bandas Desenhadas 2022
Brevemente, será anunciada a data de divulgação dos vencedores da 4.ª edição dos Prémios Bandas Desenhadas.
Nomeações de Inverno dos Prémios Bandas Desenhadas 2023
Entretanto, já nos encontramos a trabalhar na 5.ª edição dos Prémios Bandas Desenhadas, referentes às obras publicadas em 2023. Como é habitual, a data de anúncio dos nomeados referentes às obras publicadas no 1.º trimestre de 2023 mantém-se a 22 de abril. Relembramos os editores e autores que a data-limite para a receção das obras editadas entre 01 de janeiro e 31 de março de 2023 é o próximo dia 15 de abril. Para qualquer esclarecimento, podem entrar em contacto com o nosso site.
Médica e leitora compulsiva, no Bandas Desenhadas assumiu funções de reportagem e de crítica.