Banda Desenhada, autografia e memória gráfica em Rafael Bordalo Pinheiro, por Pedro Moura.
A coleção Cadernos de Bordalo, organizada pelo Museu Bordalo Pinheiro, oferece ao público um conjunto de reflexões relacionadas com Rafael Bordalo Pinheiro, a sua obra e o seu tempo – mas também com as circunstâncias em que o museu nasceu, fruto da generosidade do fundador, Ernesto Cruz Magalhães.
Num registo profundamente conhecedor, mas capaz de uma comunicação ágil e próxima do leitor, dá-se a conhecer o imenso acervo artístico, histórico e conceptual que move e inspira o trabalho quotidiano do Museu Bordalo Pinheiro.
Editados desde 2020 pelo Museu Bordalo Pinheiro e pela empresa municipal de Lisboa EGEAC – Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural, os Cadernos de Bordalo podem ser adquiridos na loja do Museu Bordalo Pinheiro.
Em fevereiro de 2023, foi lançado o quinto livro da coleção, intitulado Fazer Isto & Assignar – Banda Desenhada, autografia e memória gráfica em Rafael Bordalo Pinheiro, da autoria de Pedro Moura.
No século XIX a banda desenhada era filha da imprensa e da gravura, da caricatura e da literatura serializada, da sátira política-social e um turbilhão de ideologias dedicadas à emergência de uma sociedade mais justa, democrática e participativa. Procurava, então, maiores densidade literária e reinvenção gráfica, reformulação de géneros e graus de experimentação formal, assim como novos e diversos públicos e canais de divulgação. Depois de uma fase “clássica” mas delimitadora na primeira metade do século XX, esta arte voltaria a esse ímpeto inicial.
Bordalo não apenas estava na linha da frente dessa arte, em termos globais, como a fundar os trilhos futuros. Este volume vasculha a obra gráfica do artista com um olhar contemporâneo, revisitando aquelas prestações que hoje chamaríamos de “autobiografia” e “reportagem gráfica” na banda desenhada, nos inúmeros gradientes de estilo e expressividade do nosso particular “fundador”.
Cadernos de Bordalo n.º 5: Fazer & Assignar – Banda Desenhada, autografia e memória gráfica em Rafael Bordalo Pinheiro
PEDRO MOURA
Páginas: 164
Editora: Museu Bordalo Pinheiro | EGEAC
PVP: 10,00€
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.