A adaptação da banda desenhada para série televisiva.
American Born Chinese, da autoria de Gene Luen Yang e publicada pela First Second Books em 2006, é uma das bandas desenhadas norte-americanas mais importantes da primeira década do milénio. Não será, portanto, de estranhar que Kelvin Yu tenha criado uma série televisiva baseada nesta BD, a qual tem estreia agendada nos EUA para o dia 24 de maio de 2023. A produção está a cargo da 20th Television.
Esta série acompanha o adolescente Jin Wang no ensino secundário e na sua vida familiar. Quando ele conhece um estudante estrangeiro na escola, os seus mundos colidem.
Com o sucesso do filme Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo, galardoado este ano com 7 das 11 nomeações para os óscares, começou a ser dada uma especial atenção a American Born Chinese, uma vez que dois dos seus protagonistas são Michelle Yeoh (óscar de melhor atriz, que interpreta Guanyin na série) e Ke Huy Quan (óscar de melhor ator secundário, que interpreta Freddy Wong na série). Aliás, durante o evento, o Disney+ mostrou as primeiras imagens da série com o par de galardoados, nas quais surgiu também outra atriz de Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo, Stephanie Hsu, atriz secundária na série American Born Chinese (interpreta o papel de Shiji Niangniang).
Paralelamente, Ke Huy Quan chamou a atenção por duas razões. Por um lado, pela coincidência de dois dos atores do filme O Rapaz da Pedra Lascada (1992) – Brendan Fraser e Quan – terem sido galardoados com um óscar na mesma noite. Por outro lado, por Quan (que interpretou a icónica criança em Indiana Jones e o Templo Perdido, em 1984) e Harrison Ford terem partilhado um abraço apertado na cerimónia dos óscares quando Ford anunciou que Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo tinha vencido a categoria de melhor filme.
Outros dos protagonistas da série American Born Chinese são Ben Wang (Jin Wang), Yeo Yann Yann (Christine Wang), Chin Han (Simon Wang), Daniel Wu (Sun Wukong), Jim Liu (Wei-Chen) e Sydney Taylor (Amelia).
Artigos realizados por colaboradores do Bandas Desenhadas.
Um dos produtores é o Destin Daniel Cretton, diretor de Shang-Chi e o Luen Yang trabalhou com o herói nos últimos três anos, devem se inspirar na fase dele no próximo filme.