O Infeliz Pacto de George Walden

O Infeliz Pacto de George Walden

A primeira BD da Bicho Carpinteiro n’A Seita.

A Bicho Carpinteiro foi fundada em 2016 por André Morgado e Miguel Peres como um selo editorial especializado em BD de artistas emergentes portugueses e brasileiros. Em 2017, iniciou também um modelo de agenciamento e, em 2018, diversificou o seu trabalho além da banda desenhada, com o O Cancioneiro da Torre, um CD com 19 músicas tradicionais portuguesas acompanhado de um álbum ilustrado, resultante de uma parceria com a Cooperativa A Torre. Entre 2016 e 2020, publicou 7 livros de banda desenhada, tendo nesse ano Miguel Peres se afastado da chancela.

Entretanto, após a reformulação da G. Floy em 2019, com a mudança dos negócios para a empresa polaca de Christine Meyer, a Mucha Comics, foi criada em Portugal a cooperativa editorial A Seita, que inicialmente agregava os projetos exclusivamente portugueses iniciados na G. Floy, a Colecção Aleph e a Colecção Comic Heart. Após a fundação de A Seita, outros projetos foram-se agregando à cooperativa, como, por exemplo, a série Luckly Luke visto por…, uma série dedicada ao Tex ou o catálogo da Bicho Carpinteiro, cujos lançamentos futuros estavam previstos serem lançados como a Colecção Bicho Carpinteiro.

O Infeliz Pacto de George Walden, da autoria de André F. Morgado (argumento) e o brasileiro Rodolfo Oliveira (ilustração) é a primeira dessas obras a ser publicada pela cooperativa editorial. A obra teve direito a ser editada com 2 capas distintas, uma das quais limitada a 100 exemplares e disponível em eventos e lançamentos presenciais.

E se um dia nos víssemos rodeados de todas as ideias do mundo, mas incapazes de ter uma única que fosse? George Walden resolveu fazer um pacto com o diabo que o atirou matreiramente para a vida depressiva de um vendedor de ideias, roubadas e cultivadas numa pequena cidade onde nada lhe parece acontecer. Habituado a viver sem surpresas, passa o tempo conformado com a monotonia dos seus dias até descobrir que mesmo o mais inquebrável destino se pode vergar a surpresas inesperadas. 
O Infeliz Pacto de George Walden marca o regresso de André Morgado à banda desenhada, depois do sucesso comercial de A Vida Oculta de Fernando Pessoa, em 2016; e regista a primeira incursão do desenhador Rodolfo Oliveira num projecto de maior dimensão dentro da nona arte.
Nesta nova parceria luso-brasileira, o português escreve um romance pitoresco, centrado na vida de George Walden, um vendedor de ideias que se vê preso a uma vida cinzenta e depressiva, após um pacto com o diabo, pacto esse que começa a querer contrariar após um inesperado encontro com uma simpática cliente. O traço do brasileiro, por sua vez, com algo a fazer lembrar uma mistura de Jordi Lafebre e José Luiz Munuera, ilustra toda a história com uma vivacidade e expressividade que ajudam a tornar O Infeliz Pacto de George Walden um livro que merece a atenção de todos os leitores de BD. 
O livro conta, ainda, com uma maravilhosa galeria de ilustrações feitas por oito artistas, portugueses e brasileiros, convidados pelos autores (Alexandre Leoni, Diogo Carvalho, Eduardo Medeiros, Joana Afonso, Jorge Miguel, Kachisou, Majory Yokomizo e  Ricardo Baptista).

https://youtu.be/CM1UKFM-ziU

Para subscreveres o canal DOC DOC TV, clica aqui.

O Infeliz Pacto de George Warden
ANDRÉ F. MORGADO, RODOLFO OLIVEIRA
Editora: A Seita
Páginas: 116, a cores
Dimensões: 20 x 27 cm
ISBN: 978-989-548-808-7
PVP: 16,90€

Deixa um comentário