Melhores cartoons do ano de volta a Vila Franca de Xira
A Cartoon Xira está de regresso ao Celeiro da Patriarcal, em Vila Franca de Xira, de 1 de abril a 4 de junho, para nos dar a conhecer a retrospetiva dos melhores cartoons publicados no ano de 2022.
Para veres a nossa fotorreportagem, clica aqui.
Esta é uma das maiores e mais prestigiadas exposições dedicadas ao Cartoon no nosso país. Como habitualmente acontece, nesta 24.ª edição a mostra “Cartoons do Ano 2022” reúne trabalhos de alguns dos maiores cartoonistas portugueses da atualidade.
Na edição de 2023, contamos com Pedro Silva, João Fazenda, André Carrilho, António Maia, Rodrigo Matos, Henrique Monteiro, Cristiano Salgado, Cristina Sampaio, Nuno Saraiva e é claro, aos vila-franquenses Vasco Gargalo e António Antunes, que nos apresentam a sua visão dos principais acontecimentos do ano de 2022
A Cartoon Xira 2023 contará, ainda, com uma mostra paralela do convidado internacional,
o cartoonista brasileiro Angeli, intitulada “50 Anos de Humor de Angeli”.
Arnaldo Angeli Filho nasceu a 31 de Agosto de 1956, em São Paulo, e aos 14 anos publicou o seu primeiro desenho na extinta revista Senhor. Em 1973, foi convidado a desenhar para o jornal Folha de São Paulo, no qual criou a tira diária “Chiclete com Banana”, publicada na secção de banda desenhada, dando a conhecer personagens como Rê Bordosa, Bob Cuspe, Wood & Stock e os Skrotinhos, entre outros. Em 1985, “Chiclete com Banana” transformou-se numa revista de banda desenhada independente com o mesmo nome, com inquestionável influência no mercado editorial brasileiro.
Angeli é autor de vários livros e participou de diversos festivais de banda desenhada na Europa. Os seus trabalhos foram publicados pela revista italiana Linus, a revista espanhola El Vibora, a revista argentina Humor, e no jornal Diário de Notícias.
Trabalhou cerca de 40 anos em exclusivo como cartoonista político para o jornal Folha de São Paulo e para o Universo OnLine (UOL). Desenvolveu alguns projectos de animação online e para o Cartoon Network. Foi um dos 100 artistas mundiais homenageados pela Google, tendo alguns dos seus trabalhos expostos no interface gráfico das aplicações da empresa na internet. É um dos idealizadores e editores do projeto Baiacu.
De entrada livre, a exposição pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 15h00 às 19h00.
É administrador do site. Licenciado em Informática, agrega no Bandas Desenhadas dois mundos que adora – a web e a banda desenhada.