Os 2 últimos lançamentos da Levoir

Os 2 últimos lançamentos da Levoir

Destemidas 2 e Ivanhoé.

Em março, a Levoir publicou 2 livros de banda desenhada. Por um lado, cerca de 5 anos após o lançamento do primeiro volume, publicou o segundo volume de Destemidas: Mulheres que Só Fazem o que Querem, da autoria de Pénélope Bagieu. Por outro lado, prosseguiu a série Clássicos da Literatura em BD com a adaptação para a banda desenhada do romance Ivanhoé de Walter Scott.

Destemidas 2

Este ano, o Dia Internacional da Mulher gerou duas ações distintas relativas a Destemidas. Por um lado, o serviço de streaming Filmin disponibilizou a série completa de 30 episódios de animação Destemidas, baseada nas bandas desenhadas de Pénélope Bagieu. A série já tinha sido transmitida, inclusivamente, na RTP2.

Por outro lado, a Levoir, finalmente, publicou o segundo e último volume do díptico de Bagieu, originalmente editado pela francesa Gallimard em janeiro de 2017.

Quem leu o primeiro volume sabe o que irá encontrar neste novo livro: biografias de mulheres que, de uma forma ou de outra, optaram por seguir o seu próprio caminho contra todas as probabilidades, cada uma no seu próprio campo. Rapper afegã ou astronauta, rainha dos bandidos ou vulcanóloga, inventora ou jornalista de investigação, as destemidas nunca se rendem e são um exemplo para as futuras gerações. Hedy Lamarr, atriz, cientista, “mãe do Wi-fi” responsável por diversas invenções e descobertas que revolucionaram a tecnologia de comunicação. Frances Glessner Lee descobre acidentalmente a medicina forense e, de forma autodidata, estabelece o protocolo atual utilizado pela polícia em cenas de crime. Todas elas têm em comum o atrevimento, a força para desafiar a sociedade e o seu meio ambiente e a ousadia de defender os seus valores para se tornarem no que elas queriam ser.

Pénélope Bagieu é ilustradora e cartunista. Tornou-se conhecida através do seu blog cómico Ma vie est tout à fait fascinante, publicado em 2016 no jornal Le Monde, em que descreve a sua vida quotidiana com ironia, humor e graça. Neste volume de Destemidas 2 – Mulheres que só fazem o que querem, apresenta quinze retratos interessantes e sensíveis de mulheres que inventaram o seu destino e melhoraram a sociedade. Em 2019, recebe o prestigiado Eisner Award para o melhor livro estrangeiro.

Destemidas 2
PÉNÉLOPE BAGIEU
Editora: Levoir
Páginas: 168, a cores
Encadernação: capa dura
Dimensões: 190 x 260 mm
PVP: 13,90€


Ivanhoé

Por altura do Natal, a Levoir alterou a ordem de publicações dos volumes da série Clássicos da Literatura em BD, aproveitando aquela altura para, apropriadamente, lançar Conto de Natal (vol. 25), a seguir à publicação de Os Miseráveis II (vol. 21). Desde então, a editora tem vindo, em 2023, a lançar os volumes que se encontram entre aqueles números.

Essa tarefa termina com a publicação do vol. 24, dedicado à adaptação da obra Ivanhoé do escocês Walter Scott (1771-1832). Este romance foi originalmente editado por Archibald Constable em 20 de dezembro de 1819.

Quanto à banda desenhada, o argumento adaptado é da autoria de Stefano Enna (argumentista de Sandokan e o Tigre de Mompracem na mesma série), competindo as ilustrações a Stefano Garau (que os leitores portugueses poderão conhecer da BD As Desventuras do Rei Midas na série A Sabedoria dos Mitos da Gradiva). Esta BD foi originalmente publicada pela Glémat em 2018 na sua série Les Grands Classiques de la Littérature en Bande Dessinée.

Walter Scott, foi um novelista, poeta, ensaísta, que nasceu a 15 de agosto de 1771 na Escócia, é um dos mais famosos autores britânicos: para além dos seus muitos romances e contos em defesa da cultura escocesa, iniciou um género literário que influenciou a literatura mundial dos séculos XIX e XX: o romance histórico.
Em dezembro de 1819, Walter Scott publica Ivanhoé, romance cuja história se desenrola em Inglaterra no final do século XII, um país em plena luta de influência entre normandos e saxões. Apesar das suas hostilidades, das suas diferentes línguas e costumes, estes dois povos são forçados a conviver. Cedric de Rotherwood quer restaurar um rei saxão, Athelstane de Coningsburgh, ao trono e para isso quer que ele se case com a sua filha adoptiva, Lady Rowena. Mas o acordo cai por terra porque a princesa saxã está apaixonada pelo filho de Cedric, Wilfrid, que o pai enviou para o exílio para evitar a união. Wilfrid de Ivanhoé, conhecido como Ivanhoé, encontra-se dividido por vários conflitos e parte para a Terra Santa com o Rei Ricardo Coração de Leão, cuja estima ganha, e que lhe concede a mansão de Ivanhoé como um feudo. Mas Ricardo é feito prisioneiro no caminho de regresso e encarcerado na Áustria. Ameaçado de ser desapossado do trono pelo seu irmão João e pelos seus aliados no regresso. Ivanhoé terá então de defender o seu rei, recuperar a sua herança, mas também o amor de Lady Rowena.
O dossier tem a colaboração de Jean-Luc André d’Asciano,

IVANHOÉ (baseada na obra de Walter Scott)
STEFANO ENNA, STEFANO GARAU
Série: Clássicos da Literatura em BD, vol. 24
Editora: Levoir
Páginas: 64, a cores
Encadernação: capa dura
Dimensões: 210 x 285 mm
PVP: 13,90€

Deixa um comentário