
Sambre vol I-II: o álbum duplo com os primeiros 2 tomos da série.
Como prometido, após a publicação do álbum duplo inédito Sambre vol. V – VI: Maldito Seja o Fruto do seu Ventre… | O Mar Visto do Purgatório…, a Arte de Autor inicia a reedição dos primeiros 4 álbuns da série no nosso país com Sambre vol I-II: Nada Mais me Importa… | Eu Sei que Tu Virás…
Sambre é uma série inicialmente criada pelo francês Balac (pseudónimo de Yann) e o belga Yslaire e que Yslaire passou a assumir em pleno a partir do 3.º volume. Até ao momento, foram publicados 8 álbuns no mercado francófono pela editora francesa Glénat, bem como as 3 trilogias de spin-offs La Guerre des Sambre: Hugo & Iris (Glénat/Futuropolis, 2007-2009) – com ilustrações de Jean Bastide (pode ler uma entrevista a este ilustrador aqui) -, La Guerre des Sambre: Werner & Charlotte (Glénat, 2010-2012) – com ilustrações de Marc Antoine Boidin – e La Guerre des Sambre: Maxime & Constance (Glénat, 2014-2018) – novamente ilustrada por Boidin – e o livro de entrevistas La Légende des Sambres (Glénat, 2003).
Em Portugal, Sambre tinha tido direito a ver os seus primeiros 4 álbuns editados. O primeiro, então denominado Olhos de Sangue, originalmente lançado em 1986 pela Glénat, tinha sido publicado em 1999 pela Baleiazul. Competiria à Witloof o lançamento dos 3 álbuns seguintes – Eu Sei que Tu Virás (original francês de 1990); Revolução, Revolução (original francês de 1993); e Teremos que Morrer Juntos (original francês de 1996). Seria, deste modo, em 2003 que seria lançado o quarto e último álbum de Sambre em Portugal. O quinto álbum – curiosamente, de 2003 – e seguintes permaneceriam inéditos. até à Arte de Autor ter prosseguido a série, 20 anos volvidos, com o lançamento de um álbum duplo que reúne os volumes 5 a 6, Maldito Seja o Fruto do seu Ventre… e O Mar Visto do Purgatório… (este último, originalmente publicado em 2011).
No dia 12 de abril, chega às livrarias Sambre vol I-II: Nada Mais me Importa… | Eu Sei que Tu Virás…, o primeiro álbum duplo, que reúne os tomos 1 e 2 da série. Note-se que o título do 1.º tomo, Nada Mais me Importa, foi renomeado para um título literalmente mais próximo do original francês, Plus ne m’est rien…, que o anterior título, Olhos de Sangue, da Baleiazul. Estes 2 tomos foram originalmente lançados no mercado francófono, respetivamente, em 1986 e 1990. O segundo álbum duplo, que reúne os tomos 3 e 4, está planeado pela Arte de Autor para o 2.º semestre deste ano. Quanto aos três spin-offs, a editora ainda não se pronunciou quanto à sua publicação no nosso país.










Para além do tempo, para além do ódio dos homens, o caso de amor entre Bernard Sambre e Julie, como uma brasa incandescente, irradia com toda a sua beleza nesta obra-prima. Yslaire escreve com as deslumbrantes palavras de paixão e desenha ardentemente este hino ao amor impossível. Sambre ou a ilustração exacta e perfeita do “Romantismo”, entre a escuridão da alma e a queima dos sentimentos. Um monumento.
Nada mais me importa…
Capítulo I – Segunda geração (1847-1848)
Roquevaire, Novembro de 1847. A segunda geração dos Sambre prostra-se em redor do caixão de Hugo. Mesmo morto, a maldição do patriarca paira sobre todos. Está lá Sarah, a filha mais velha que quer terminar A Guerra dos Olhos, a obra do seu pai. Bernard, o seu irmão mais novo, que sonha partir para outros lugares. A mãe deles, a viúva radiante que seduz o primo Guizot… E também existe a jovem caçadora furtiva de olhos vermelhos, que ronda em torno da Bastide e do último dos seus filhos… Entre Bernard e Julie, a maldita, começa uma paixão funesta… Vermelha como o amor, negra como a morte…
Eu sei que tu virás…
Capítulo I – Segunda geração (1847-1848)
Paris, Janeiro de 1948. Acusada da morte da mãe Sambre, Julie refugia-se em Paris. Torturado pela dúvida e pelos remorsos, Bernard aproveita o primeiro pretexto oferecido pelo primo Guizot para ir para a capital. Ainda não sabe que a sua busca o faz seguir os passos do seu pai e dos fantasmas de A Guerra dos Olhos… “Eu sei que tu virás…”, sussurrou Julie antes de fugir…
Sambre vol I–II: Nada Mais me Importa… | Eu Sei que Tu Virás…
BALAC, YSLAIRE
Editora: Arte de Autor
Páginas: 104, a cores
Encadernação: capa dura
Dimensões: 210 x 285 mm
ISBN: 978-989-9094-27-7
PVP: 27,00€

Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.