Cartoons do Ano 2022

Cartoons do Ano 2022

cartoons do ano 2022

Cartoons do Ano 2022 compila trabalhos dos 11 autores nacionais expostos no Cartoon Xira 2023.

Como é habitual, a chancela editorial Documenta, em parceria com a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, edita o álbum Cartoons do Ano 2022, por ocasião da 24.ª edição da Cartoon Xira, que está patente entre 1 de abril e 4 de junho de 2023 no Celeiro da Patriarcal, em Vila Franca de Xira.

A exposição, novamente comissariada pelo cartoonista vilafranquense António Antunes, traça a retrospetiva do ano anterior através dos melhores cartoons publicados em 2022, reunindo alguns dos melhores trabalhos dos cartoonistas portugueses Vasco Gargalo, André Carrilho, António Maia, Rodrigo Matos, Henrique Monteiro, Cristiano Salgado, Cristina Sampaio, Nuno Saraiva, João Fazenda e Pedro Silva, para além do próprio António Antunes.

Os cartoons são opiniões em forma de desenho, críticas rápidas que se podem ver em segundos, mas que têm o poder de mudar o mundo. São atravessados por ironia, pelo mordaz e pelo ridículo, fazem-nos rir ou sentir um desconforto profundo, são leves ou pesados, cúmplices ou incómodos. Tudo se passa a alta velocidade. Em média, os leitores leem um jornal inteiro em dez minutos. Faça as contas.
Os autores destes cem cartoons são comentaristas, como se dizia no início do século XX, retratistas ou cartoonistas, observadores que têm uma malícia fina e um misto de amargura, ironia e optimismo. São cartoonistas que tomam posição, escolhem um lado, expõem um paradoxo, uma hipocrisia, uma fragilidade, uma prepotência. Com rebeldia, liberdade e uma combinação de fora de escala e porta aberta para o irracional e para a nossa infância, fazem a síntese dos nossos dias. É essa a sua força.
Mas a força destes desenhos também está na cumplicidade direta que temos com eles. Sabemos quem é Putin, conhecemos o seu nariz; sabemos quem é Kim Jong-un, conhecemos o seu corpo redondo de pernas curtas; sabemos quem é Khamenei, conhecemos a sua barba. O mesmo para Costa, Rebelo de Sousa, Jerónimo de Sousa. Não são precisas apresentações, introduções, contextualizações. Estes desenhos não nascem sozinhos. Precisam de jornais e de leitores de jornais. Olhar para eles faz parte da experiência de ler um jornal e querer saber o que se passa no mundo.
Este livro é um passeio incómodo. Rimos, de nós e dos outros, mas sobretudo dos outros. E sentimos um mal-estar profundo, por nós e pelos outros. O ano foi assim e este livro só podia ser assim.

Cartoons do Ano 2022
António Antunes, André Carrilho, Cristina Sampaio, João Fazenda, Vasco Gargalo, António Maia, Henrique Monteiro, Rodrigo de Matos, Cristiano Salgado, Nuno Saraiva, Pedro Silva
Editora: Documenta
Páginas: 128, a cores
Encadernação: capa dura
Dimensões: 17 x 21 cm
ISBN: 9789895680924
PVP: 18,00€

Deixa um comentário