Welcome to Paradise, de António Jorge Gonçalves

Welcome to Paradise, de António Jorge Gonçalves

welcome to paradise

Welcome to Paradise é um diário gráfico de António Jorge Gonçalves.

Welcome to Paradise é um diário gráfico, assinado por António Jorge Gonçalves e editado pela Orfeu Negro na sua coleção Casimiro.

Os trabalhos que constam do livro foram desenhados entre 2019 e 2022 (não se estranhe, portanto, aparecer ocasionalmente alguém desenhado com máscara), focando-se o autor em retratar a capital portuguesa dos turistas, entre as trotinetas, tuk-tuks, sticks para telemóvel, óculos escuros e calções.

Um diário gráfico cheio de humor, pastéis de nata, trotinetas e turistas.
Podia ser qualquer outra capital, mas é Lisboa. Nos últimos anos, a pacata cidade branca mal se reconhece na profusão dos visitantes: das longas filas do eléctrico 28 aos ajuntamentos à beira-Tejo, do lotado Elevador de Santa Justa aos miradouros apinhados de tuk-tuks e roulottes, lá vai Lisboa, a doida, de selfie apontada e sorriso em esgar.
Com ironia e lente de antropólogo, o ilustrador, performer visual e cartoonista António Jorge Gonçalves observa expressões e trajectórias e surpreende-nos com a nova configuração da capital.

Trailer

Trailer de António Jorge Gonçalves com música de Luca Argel.

António Jorge Gonçalves é ilustrador, performer visual, cartoonista e professor na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. É autor de diversos livros de banda desenhada, entre os quais a trilogia Filipe Seems (com Nuno Artur Silva), A Arte Suprema e Rei (estes últimos com Rui Zink), pelos quais foi premiado no Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora. Fez direção visual em várias peças de teatro e publicou semanalmente, entre 2004 e 2018, cartoon político nas páginas do Inimigo Público, tendo sido distinguido no World Press Cartoon. Em 2014, recebeu o Prémio Nacional de Ilustração pelo livro Uma Escuridão Bonita, com texto de Ondjaki. Nos últimos anos, as suas performances visuais de desenho digital têm percorrido o mundo, motivando colaborações com dezenas de artistas. Entre as suas publicações mais recentes, destacam-se Desenhos Efémeros, editado em 2018 pela Orfeu Negro, e Desenhar do Escuro (2021, edição de autor).

Welcome to Paradise
ANTÓNIO JORGE GONÇALVES
Editora: Orfeu Negro
Páginas: 144, a preto e branco
Encadernação: capa mole
Dimensões: 15,3 x 21,6 cm
ISBN: 9789899071599
PVP: 17,00€

Deixa um comentário