Nestor Burma 4

Nestor Burma 4

NESTOR BURMA 4

Nestor Burma 4: Boulevard…Ossada, adaptado por Nicolas Barral.

Nestor Burma 4: Boulevard… Ossada é o mais recente volume da série publicada pela Gradiva no nosso país. A adaptação da obra de Léo Malet é, desta feita, realizada por Nicolas Barral.

Relembre-se que Nestor Burma é um personagem de ficção, criado pelo romancista Léo Malet (1909-1996) em 1942. Há quem o considere o primeiro detetive privado na ficção francesa, sendo um sucessor de personagens norte-americanos como Sam Spade ou Philip Marlowe.

A primeira obra onde surge o “detetive que mete o mistério K.O.” foi o romance 120, rue de la Gare, em 1943. No total, foram publicados 28 romances e mais de meia-dúzia de novelas com o personagem, a última das quais em 1985. Em 2018, uma nova coleção de romances foi escrita por diversos autores, denominando-se Les Nouvelles Enquêtes de Nestor Burma.

O personagem entretanto foi adaptado para outros meios. Teve direitos a 3 filmes exibidos no cinema (em 1946, 1976 e 1981), 2 telefilmes (1954 e 1988) e uma série televisiva (1991-2003), para além de peças na rádio e no teatro e uma canção.

Quanto à adaptação à banda desenhada, a série estreia-se na revista (À Suivre) #40, com direito a capa, em 1981. Jacques Tardi adapta o romance Brouillard au pont de Tolbiac, o 9.º romance do ciclo Les Nouveaux Mystères de Paris, o qual termina no #44 da revista. Em 1982, a BD é compilada em álbum pela Casterman. Após a adaptação do romance 120, rue de la Gare, publicado quer na revista (À Suivre) quer em álbum, Tardi cria uma narrativa original para a personagem em 1989 com a banda desenhada Une gueule de bois en plomb (um “hors-série”, publicado em álbum em 1990). Segue-se, em 1996 e 2000, a adaptação de mais dois romances de Malet por Tardi.

Em 2005, a série Nestor Burma toma um novo rumo com o seu quinto volume, apesar de prosseguir o universo gráfico criado por Tardi. A Noite de Saint-Germain-des-Prés é adaptada, desta feita, por Emmanuel Moynot, apresentando-se a cores. Desta nova fase, foram já publicados 9 álbuns no mercado franco-belga, sendo 6 assinados por Moynot e 3 por Nicolas Barral, autores previamente publicados em Portugal.

É esta nova fase que a Gradiva começou a publicar em fevereiro de 2022. Após a edição de 3 álbuns de Moynot, este 4.º volume da edição nacional conta, pela primeira vez, com Barral. Nestor Burma: Boulevard… Ossada é baseada no romance originalmente publicado em 1957, com o título Boulevard… ossements. Este 11.º romance do ciclo Nouveaux Mystères de Paris já tinha sido previamente adaptado à televisão em 1993, no 2.º episódio da 3.ª temporada de Nestor Burma (interpretado por Guy Marchand), realizado por Claude Grinberg. desta feita, a ação tem lugar no 9.º arrondissement de Paris.

No final da Primavera, Nestor Burma e a sua secretária Hélène Chatelain recebem a visita de um negociante de diamantes que os põe no rasto de um enigmático chinês. Suspeitando não só de chantagem, mas também de um caso de tráfico de diamantes, Nestor Burma vê-se a braços com mortes e esqueletos… Ossos do ofício, diriam alguns! Uma investigação para um detetive de choque que não se agasta com minudências em causas de envergadura, no 9.º arrondissement de Paris…

Léo Malet
Nasceu a 7 de março de 1909, em Montpellier. Realizou vários trabalhos, experimentou a difícil arte de compositor antes de fundar um cabaré. Continuou a trabalhar em campos tão diversos quanto improváveis, apaixonou-se cada vez mais pelo surrealismo e conheceu André Breton. A pedido de um amigo, escreveu o seu primeiro romance policial em 1941, criando a série Johnny Metal
Nestor Burma entrou em cena em 1943 e quinze dos seus romances constituem o ciclo Les Nouveaux Mystères de Paris. Léo Malet faleceu em 1996, deixando para a posteridade uma obra entre o surrealismo e o thriller.

Nicolas Barral
Nasceu em 1966 em França. Após o bacharelato em Filosofia e Matemática, Nicolas Barral estuda artes plásticas durante um ano e ingressa na escola de Angoulême. Inicia a sua carreira profissional na revista OK Podium, onde é publicada banda desenhada da sua autoria. Devido à participação num concurso dirigido a novos talentos organizado pela Fnac em França, passa a integrar a revista de banda desenhada Fluide Glacial. Em 1996, é publicado pela Delcourt o primeiro dos sete volumes da série Les Ailes de Plomb, com argumento de Christophe Gibelin. Em 1999, a mesma editora publica o primeiro dos 5 álbuns de Baker Street, com argumento de Pierre Veys. A série é galardoada com um prémio atribuído pela Société Sherlock Holmes de France. Em 2005, novamente com Veys, inicia a série As Aventuras de Philip e Francis, uma sátira às Aventuras de Blake e Mortimer de E. P. Jacobs, que é editada pela Dargaud. Em 2007, com argumento de Tonino Benacquista, inicia a série Dieu n’a pas réponse à tout, cujo terceiro volume foi publicado pela Dargaud em 2021. Entretanto, para a editora Dupuis, escreve os quatro volumes da série Mon pépé est un fantôme (2008-2011), desenhados por TaDuc. Em 2013, escreve e desenha o seu primeiro álbum para a série Nestor Bruma, criada por Jacques Tardi com base nos romances de Léo Malet. Após este 8.º volume, produz ainda o 9.º (2015) e o 12.º volume (2019). Entretanto, em 2014 e 2017, novamente com argumento de Tonino Benacquista, são publicados, respetivamente, os álbuns Les Cobayes e Le guide mondial des records pela Dargaud.

Nestor Burma 4: Boulevard… Ossada (baseada na obra de Léo Malet)
NICOLAS BARRAL
Editora: Gradiva
Páginas: 88, a cores
Encadernação: capa dura
Dimensões: 22,5 x 29,7 cm
ISBN: 978-989-785-204-6
PVP: 18,00€

Deixa um comentário