
Foi anunciado o filme Star Trek: Section 31 com Michelle Yeoh.
Como tínhamos noticiado, a Paramount está a desenvolver há bastante tempo uma série da Starfleet Academy, bem como uma série sobre a misteriosa Secção 31, protagonizada por Michelle Yeoh como Philippa Georgiou, personagem que Yeoh desempenhou nas primeiras temporadas de Star Trek: Discovery. Recentemente, contudo, tudo mudou, com o anúncio de que Star Trek: Section 31 será um filme e não uma série.
A Paramount+ anunciou que autorizou a produção de Star Trek: Section 31, protagonizado pela vencedora do Óscar Michelle Yeoh. Classificado como um evento especial cinematográfico, neste filme original para o serviço de streaming, Yeoh retornará ao seu papel como Imperatriz Philippa Georgiou, uma personagem que interpretou pela primeira vez na primeira temporada de Star Trek: Discovery .
Em Star Trek: Section 31, a imperatriz Philippa Georgiou junta-se a uma divisão secreta da Frota Estelar, encarregue de proteger a Federação Unida dos Planetas, e enfrenta os pecados de seu passado. Produzido pela CBS Studios, a produção começará ainda este ano.
“Estou muito emocionada por retornar à minha família Star Trek e ao papel que adorei por tanto tempo”, disse Michelle Yeoh. “A Secção 31 está no meu meu coração desde que comecei a a interpretar Philippa, desde o início desta nova era de ouro de Star Trek. Vê-la finalmente conseguir o seu momento é um sonho realizado, num ano que me mostrou o incrível poder de nunca desistir dos sonhos. Mal podemos esperar para compartilhar o que está reservado para vós e, até então, vida longa e próspera (a menos que o imperatriz Georgiou decrete o contrário)!”
“Em 2017, ainda antes da primeira temporada de Star Trek: Discovery ser disponibilizada, a Michelle teve a ideia de fazer um spin-off para a sua personagem, Philippa Georgiou”, disse o produtor executivo Alex Kurtzman. “Ela abriu novos caminhos como uma das duas primeiras mulheres no ecrã no episódio piloto que inaugurou uma nova era de Trek, e agora, seis anos depois, Star Trek: Section 31 é anunciado logo após o seu grande Prémio. Todos os elementos da equipa Trek não poderiam estar mais entusiasmados por ter a nossa lendária amiga a voltar para casa enquanto expandimos a nossa narrativa para cantos novos e desconhecidos do Trekverse. Viva a Imperatriz Georgiou; viva Michelle Yeoh!”
“Estamos entusiasmados com o fato de Star Trek: Section 31 ser o próximo título no nosso universo Star Trek”, disse Domenic DiMeglio, diretor de marketing e chefe de dados da Paramount Streaming. “Michelle Yeoh é um talento incomparável – ela deu vida à imperatriz Georgiou de uma maneira incrivelmente divertida e cheia de nuances, tendo a personagem se tornado imediatamente a favorita dos fãs. Estamos muito felizes em dar as boas-vindas a Michelle, de volta à família Star Trek e à Paramount+, e mal podemos esperar para que os fãs vejam o que esse evento especial de cinema tem reservado”.
“Há anos esperamos que Michelle Yeoh volte para Star Trek”, disse David Stapf, presidente da CBS Studios. “A sua atuação poderosa como capitã e imperatriz Georgiou foi um momento crucial para o retorno da franchise, e seu retrato ressoou nos fãs de todo o mundo de várias maneiras. Não poderíamos estar mais orgulhosos de unir as forças com a Michelle mais uma vez, enquanto continuamos a explorar o universo de Star Trek, celebrando o seu legado e traçando um curso para o futuro da franchise”.
Escrito por Craig Sweeny e realizado por Olatunde Osunsanmi, Star Trek: Section 31 tem produção executiva de Alex Kurtzman, Craig Sweeny, Aaron Baiers, Olatunde Osunsanmi, Frank Siracusa, John Weber, Rod Roddenberry, Trevor Roth e Michelle Yeoh, e é produzido por CBS Studios em associação com Secret Hideout e Roddenberry Entertainment.
Com Section 31, há quem entenda que se está a entrar na Fase 2 de Star Trek na Paramount+. Com o receio de saturação da franchise, tinha sido por várias vezes referido que as novas séries em desenvolvimento só avançariam quando terminassem as atuais séries. Aliás, o anúncio da reformulação da série Section 31 em filme surgiu aquando do término da série Star Trek: Picard (tendo sido anteriormente já comunicado que a 5.ª temporada de Star Trek: Discovery seria a última, o que obrigou a refilmagens). Por outro lado, o facto da Section 31 passar a ser um filme ao invés de mais uma série de episódios semanais diminui também o receio dos executivos quanto à saturação da franchise. O recurso a disponibilizar filmes originais na Paramount+ abre também novas possibilidades, havendo rumores de que poderá ser lançado um novo filme da franchise na plataforma a cada 2 anos.
O filme Star Trek: Section 31 ainda não tem data anunciada para ser exibido nos EUA na Paramount+. Atualmente, desconhece-se também se o filme será disponibilizado nos serviços de streaming em Portugal. Recorde-se que as séries Star Trek em produção ou cuja produção foi recentemente terminada encontram-se atualmente disponíveis no nosso país total ou parcialmente nos serviços de streaming SkyShowtime (Strange New Worlds, Prodigy), Prime Video (Lower Decks, Picard) ou em nenhum serviço (Discovery, Shorts Trek).

Artigos realizados por colaboradores do Bandas Desenhadas.