Os Três Mosqueteiros vol. 1: D’Artagnan.
Os Três Mosqueteiros, o mais célebre romance de Alexandre Dumas, foi originalmente publicado no formato de folhetim no jornal parisiense Le Siècle entre março e julho de 1844. O famoso romance histórico tem sido transposto inúmeras vezes para os mais diferentes media, do cinema, televisão e animação ao teatro, ballet, comédia musical ou à banda desenhada…
Inclusivamente, a própria Levoir tinha publicado no nosso país uma adaptação para a BD, com argumento de Fabrizio Lo Bianco e desenhos de Andres Mossa, na sua série Clássicos da Literatura em BD, em 2021.
Em França, o filme franco-germano-hispânico-belga Les Trois Mosquetaires: D’Artagnan estreou no dia 5 de abril, encontrando-se ainda inédito em Portugal. Realizado por Martin Bourboulon, trata-se da primeira parte de um díptico, cuja segunda parte, Les Trois Mosquetaires: Milady, estreará em dezembro deste ano naquele país. A estreia do filme, originou a publicação, nas livrarias francesas, de uma miríade de livros, romances, reedições “de colecionador”, banda desenhada, versões resumidas, uma manfra ou mesmo uma “novelização”.
A editora belga Casterman, para além da banda desenhada humorística Les Trois Mousquetaires tome 1 – D’Artagnan dans la place de Gilles Rochier (argumento) e Fabrice Erre (desenho), optou também por editar uma manfra (banda desenhada francófona graficamente inspirada na manga). É esta manfra shonen, da autoria de Néjib (argumento) e Cédric Tchao (desenhos), originalmente editada a 15 de março deste ano no mercado francófono, que a Levoir disponibiliza no nosso país no dia 9 de maio com o jornal Público. O título é, inclusivamente, o mesmo do do filme, Os Três Mosqueteiros: D’Artagnan.
Esta manfra, tal como a obra cinematográfica de Bourboulon, também será constituída enquanto um díptico. Ainda não foi lançado o segundo (e último) volume no mercado francófono, o qual se espera que aconteça mais próximo da estreia do segundo filme.
A Levoir e o Público editam a 9 de maio, Os Três Mosqueteiros, a obra histórica de Alexandre Dumas, apresentada pela primeira vez em Portugal no estilo manga japonês, muito apreciado pelos jovens. Em França, tal como em Portugal, este género tem sido um enorme sucesso de vendas justificação para esta aposta. A obra está dividida em duas partes, Os Três Mosqueteiros: D’Artagnan e Os Três Mosqueteiros: Milady. Estes dois títulos são os mesmos dos recentes filmes – o primeiro estreou em França a 5 de abril, e em Portugal terá o seu lançamento no outono. O segundo, com previsão de saída a 13 de dezembro em França, só estreará em Portugal no próximo ano. Os Três Mosqueteiros relata as aventuras de D’Artagnan, um jovem gascão espirituoso, que tem um único sonho: tornar-se Mosqueteiro Real e assim juntar-se a um corpo de elite que simboliza prestígio e heroísmo. Por um golpe de sorte cruzar-se-á com os três corajosos camaradas de armas: Athos, Porthos e Aramis, conhecidos como os Três Mosqueteiros! Na corte de Luís XIII, reina uma conspiração. Os católicos tentam manter o seu poder contra os Protestantes, os ingleses são vistos como uma ameaça, e os Mosqueteiros têm de desmascarar as artimanhas do poderoso Cardeal de Richelieu e da sua cúmplice, a elusiva Milady de Winter… Verdadeiro romance de capa e espada, Os Três Mosqueteiros é um dos livros mais traduzidos em todo o mundo.
Néjib (Néjib Belhadjkacem) é um autor franco-tunisino de banda desenhada. Antigo aluno do Arts Décoratifs de Paris, designer gráfico e autor de livros infantis, é o argumentista de Os Três Mosqueteiros. Outras obras de BD da sua autoria são Haddon Hall: Quand David inventa Bowie (2012), Stupor mundi (2016), os 3 volumes de Swan (2018-2022), os volumes 17 e 19 de Jhen (2019 e 2022) e Sépher – L’épopée millénaire de la Bible (2023).
Cédric Tchao é professor de banda desenhada na Eurasiam e Espace Japon. Liderou um workshop de desenho sobre manga no Centro Georges Pompidou em 2012. Assinou as obras Hatshepsout, princesse d’Égypte (2010), Le grand Pélican (2012) e Anne de Bretagne – Intrigues au château (2019).
Os Três Mosqueteiros vol. 1: D’Artagnan (baseada na obra de Alexandre Dumas)
NÉJIB, CÉDRIC TCHAO
Editora: Levoir
Páginas: 200, preto e branco
Encadernação: capa mole
Dimensões: 120 x 180 mm
PVP: 9,99€
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.