Black Crow vol. 4 – A Conspiração de Satã

Black Crow vol. 4 – A Conspiração de Satã

de Jean-Yves Delitte

Chega hoje às bancas, o quarto volume de Black Crow, a série da ASA em parceria com o Público. Da autoria de Jean-Yves Delitte, o álbum La Conspiration de Satan foi publicado originalmente no mercado francófono em fevereiro de 2013 pela Glenat.

Depois de conhecer a fúria da vingança, Black Crow tornou-se amargo, enlutado pela morte da mulher que amava. Para agravar ainda mais a sua situação pessoal, não conseguiu salvar o seu cunhado Jack e descobre que caiu num logro que o deixou praticamente num beco sem saída. Samuel Prescott, aliás Black Crow, tem passado por grandes tormentos durante as suas últimas aventuras, ao ponto de ver-se obrigado a recrutar alguns mercenários sem experiência de alto mar para completar a sua tripulação, drasticamente reduzida depois dos últimos acontecimentos.
O antigo corsário decide então dirigir-se para o arquipélago das Canárias com o objectivo de contratar uma tripulação digna desse nome para o Revenge. Nesse processo, salva in extremis, e de modo inesperado, o príncipe Abdallah El Kamil de um ataque de bárbaros. Acolhido como herói em Port-Saïd, Black Crow e os seus companheiros de aventuras ficam rapidamente em maus lençóis quando o príncipe é vítima de um assassinato. Decididamente, os trabalhos do herói estão muito longe de terem chegado ao fim…

Jean-Yves Delitte é atualmente pintor oficial da Marinha belga e membro titular da Academia das Artes e Ciências do Mar. Arquiteto-designer de formação, foi ainda durante os seus tempos de estudante que viu as suas primeiras histórias em banda desenhada serem publicadas na lendária revista Tintin. Posteriormente, uma sucessão de felizes encontros vai permitir-lhe dedicar-se cada vez mais à Nona Arte, com DonningtonLes Coulisses du PouvoirTanâtos e Les Brigades du Tigre, ou ainda as duas tetralogias intituladas Le Neptune e Les Nouveaux Tsars. Mas o seu talento viria a demonstrar-se em toda a sua plenitude nas temáticas relacionadas com o mar, ao criar verdadeiros frescos marítimos em BD. Imagina, assim, as aventuras de um corsário ameríndio em finais do séc. XVII, com a sua série Black Crow. Relata também a história da prestigiada barca de três mastros Belém, da majestosa fragata Hermione, ou ainda da romanesca aventura da Bounty. Dá-nos depois uma perspetiva angustiante do nosso futuro com a tetralogia U-Boot, antes de lançar a coleção Les Grandes Batailles Navales, de que é o curador. Em 2020 dá início a uma nova série de livros de luxo, realizada a quatro mãos com Jean Benoît Heron, cujo primeiro volume, À Bord des Frégates, é distinguido com o Prémio Marine Bravo Zulu. Nesse mesmo ano, publica um díptico consagrado a Black Beard.

Black Crow vol. 4: A Conspiração de Satã
JEAN-YVES DELITTE
Editora: ASA
Páginas: 48, a cores
Encadernação: capa dura
Dimensões: 240 x 320 mm
PVP: 10,90€ (+ preço do jornal)

Deixa um comentário