A edição portuguesa de Segmentos compila os 3 tomos originais da série.
A tríade Segmentos, da autoria de Richard Malka e Juan Giménez foi publicada no mercado francófono entre 2011 e 2014 pela Glénat, sendo reunida numa edição integral em 2019, na qual, para além dos álbuns originais Lexipólis, Voluptino e Neo-Esparta, é ainda apresentado um epílogo inédito de 16 páginas.
É esta edição integral que é editada no nosso país pela Arte de Autor, a qual chega às livrarias no próximo dia 17 de maio. A editora refere ainda que, nas aquisições através do site da editora, é oferecido um ex-libris, limitado a 125 exemplares.
Richard Malka, um famoso advogado especializado em direito de imprensa, que esteve envolvido em muitos processos emblemáticos (as caricaturas de Maomé, a creche Baby Loup, Dominique Strauss Kahn, etc.), e que defende grupos de imprensa e editoras, continua a sua carreira original aos 45 anos, dividindo o seu tempo entre as suas duas profissões. Depois do sucesso da saga judiciária L’Ordre de Cicéron, que se tornou um clássico, depois de La Face Karchée de Sarkozy (mais de 200.000 exemplares vendidos) e das suas sequelas, depois da fábula animal La Pire Espèce e da série Section Financière e, recentemente, do renascimento de Les Pieds Nickelés, Richard Malka, leitor ávido de Asimov e Van Vogt, escreveu a sua obra mais ambiciosa com Segments, que é, na verdade, a primeira que escreveu há mais de 15 anos.
Juan Giménez foi um autor de banda desenhada argentino nascido em 1943, em Mendoza. Faleceu em abril de 2020, vítima de COVID-19. Iniciou a sua carreira como autor de BD para importantes editoras argentinas. Em 1981, a Glénat publicou o seu primeiro álbum em francês: L’Étoile Noire. Nesse mesmo ano, colaborou no filme Heavy Metal, produzido no Canadá, criando o storyboard, a arte conceptual e a encenação da sequência de Harry Canyon. Entre os prémios internacionais que recebeu contam-se: Melhor Artista escolhido pelos leitores da revista internacional Comix 1984 e 1983, 84, 85 e 90; Prémio de Melhor Autor na Banda Desenhada e Ilustração de Barcelona em 1984; Yellow Kid atribuído pelo Conselho Internacional de Banda Desenhada de Lucca em 1990; Bulle d’Or em França em 1994. Posteriormente, publicou (com Glénat, Dargaud, Bagheera e Albin Michel) La Véritable Histoire de Léo Roa, Mutante, O Quarto Poder, Le Regard de l’Apocalypse e Titania. Em 1992, colaborou com Alejandro Jodorowsky na sua série mais famosa, que terminou em 2004 após 8 volumes e uma edição especial: A Casta dos Metabarões. Foi esta série que o tornou um dos cartoonistas de ficção científica mais admirados da banda desenhada. Em 1997, as suas obras foram expostas no Centro Georges Pompidou.
Segmentos (edição integral)
RICHARD MALKA, JUAN GIMÉNEZ
Editora: Arte de Autor
Páginas: 160, a cores
Encadernação: capa dura
Dimensões: 235 x 312 mm
ISBN: 978-989-9094-29-1
PVP: 33,00€
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.
Parece interessante.