Black Crow vol.5 – A Vingança

Black Crow vol.5 – A Vingança

de Jean-Yves Delitte

Já se encontra nas bancas, o quinto volume de Black Crow, a série da ASA em parceria com o Público. Da autoria de Jean-Yves Delitte, o álbum Vengeance foi publicado originalmente no mercado francófono em maio de 2014 pela Glenat.

Enquanto os franceses festejam a conquista do sultanato de Port-Saïd graças à traição de Lesseps, Black Crow revela o seu espírito vingador e, instalado no topo de uma igreja, lança sobre eles algumas bombas certeiras. Na confusão, faz ir pelos ares vários navios da frota francesa e escapa com os sobreviventes da tripulação a bordo do seu brigue. Ruma a Cabo Verde, para se reabastecer, e é aí que encontra um velho amigo, um ex-jesuíta de moral duvidosa.
Entretanto, os franceses estão furiosos, pois diversos elementos do seu estado-maior estão mortos e a sua esquadra esta temporariamente fora de acção. Apressam-se a reparar como podem os seus navios ainda em condições de combater e lançam- -se em perseguição do corsário. Por exclusão de partes e segundo uma leitura lógica da situação com os dados disponíveis, estimam que os fugitivos se dirigem para uma pequena ilha do arquipélago das Canárias, que é o único local na região onde poderão lançar ferro, recrutar novos tripulantes e reequipar-se com mais peças de artilharia. É um dado adquirido que Black Crow vai ter de continuar a fugir, partindo para muito longe, possivelmente rumo à mítica Terra Australis Incognita…

Jean-Yves Delitte é atualmente pintor oficial da Marinha belga e membro titular da Academia das Artes e Ciências do Mar. Arquiteto-designer de formação, foi ainda durante os seus tempos de estudante que viu as suas primeiras histórias em banda desenhada serem publicadas na lendária revista Tintin. Posteriormente, uma sucessão de felizes encontros vai permitir-lhe dedicar-se cada vez mais à Nona Arte, com DonningtonLes Coulisses du PouvoirTanâtos e Les Brigades du Tigre, ou ainda as duas tetralogias intituladas Le Neptune e Les Nouveaux Tsars. Mas o seu talento viria a demonstrar-se em toda a sua plenitude nas temáticas relacionadas com o mar, ao criar verdadeiros frescos marítimos em BD. Imagina, assim, as aventuras de um corsário ameríndio em finais do séc. XVII, com a sua série Black Crow. Relata também a história da prestigiada barca de três mastros Belém, da majestosa fragata Hermione, ou ainda da romanesca aventura da Bounty. Dá-nos depois uma perspetiva angustiante do nosso futuro com a tetralogia U-Boot, antes de lançar a coleção Les Grandes Batailles Navales, de que é o curador. Em 2020 dá início a uma nova série de livros de luxo, realizada a quatro mãos com Jean Benoît Heron, cujo primeiro volume, À Bord des Frégates, é distinguido com o Prémio Marine Bravo Zulu. Nesse mesmo ano, publica um díptico consagrado a Black Beard.

Black Crow vol. 5: A Vingança
JEAN-YVES DELITTE
Editora: ASA
Páginas: 48, a cores
Encadernação: capa dura
Dimensões: 240 x 320 mm
PVP: 10,90€ (+ preço do jornal)

Deixa um comentário