
As Peripécias de Jonas o Reguila
No próximo dia 27 de maio, é lançado O Caso da Custódia Roubada, uma banda desenhada que tem como protagonista Jonas o Reguila, uma personagem criada por Carlos Sêco. Jonas o Reguila “nasceu” na Lousã em 2001, ao aparecer na “Gazeta Júnior”, jornal criado na EB1/JI de Santa Rita. Passou logo depois para as páginas do “Gatafunho”, publicação do Agrupamento de Escolas Álvaro Viana de Lemos, até se fixar no jornal Trevim, onde começou por integrar o suplemento infantil “Mundo Reguila”.
A banda desenhada O Caso da Custódia Roubada, que foi publicada originalmente no jornal Trevim entre 2010 e 2020, tendo agora a sua versão integral sido revista, com algumas melhorias no grafismo, bem como a inclusão de notas de rodapé e de QR codes, com novas informações, que complementam a narrativa.

A apresentação deste livro acontece na Quinta do Areal, na Lousã, precisamente um dos locais visitados por Jonas o Reguila e os seus companheiros de aventura: Belíris, “Moleza” e o Prof. Fisális, personagem inspirada no lousanense Álvaro Viana de Lemos.
São várias as vinhetas nesta BD que ajudam a situar a ação na Lousã, terra de adoção de Carlos Sêco, uma vez que nasceu em França, onde, em criança, caiu no caldeirão da 9.ª arte. O Caso da Custódia Roubada é uma ficção, mas parte de um facto real: o roubo, pelas tropas napoleónicas, de uma custódia que existia na Igreja Matriz da Lousã e que nunca foi recuperada.




Carlos Sêco nasceu a 24 de junho de 1969, em Fontainebleau, França. É na terra dos gauleses que devora bd franco-belga, nomeadamente todas as aventuras do Tintin, ficando profundamente fascinado pela linha clara de Hergé. Cedo começa a desenhar e a criar as suas primeiras BD’s. Aos 13 anos muda-se em definitivo para a Lousã (perto de Coimbra), terra dos pais. Aos 19 anos, inicia a sua colaboração com o jornal Trevim, na qualidade de repórter, fotógrafo, paginador e ilustrador/cartunista. Tira o curso de professor do Ensino Básico e funda a Gazeta Júnior, um jornal escolar onde nasce, em 2003, a personagem de BD Jonas o Reguila que, mais tarde, transita para as páginas de outro jornal escolar, o Gatafunho, mudando-se em definitivo para o jornal Trevim, que se publica na Lousã, considerada por muitos a Capital da Caricatura.
As encomendas podem ser realizadas diretamente ao editor pelo e-mail jonasoreguila@gmail.com.
O Caso da Custódia Roubada
CARLOS SÊCO
Editora: edição de autor
Páginas: 56, a cores
Encadernação: capa mole
Dimensões: 21 x 29 cm
ISBN: 978-989-33-4535-1
PVP: 12,00€

É administrador do site. Licenciado em Informática, agrega no Bandas Desenhadas dois mundos que adora – a web e a banda desenhada.