Prémios Bandas Desenhadas 4.ª edição: Os Vencedores

Prémios Bandas Desenhadas 4.ª edição: Os Vencedores

prémios bandas desenhadas 4.ª edição

Os vencedores dos Prémios Bandas Desenhadas 4.ª edição.

Os Prémios Bandas Desenhadas 4.ª edição têm por fim promover anualmente a banda desenhada produzida e editada em Portugal, através da distinção dos melhores lançamentos editoriais de autores nacionais e estrangeiros.

As nomeações das obras concorrentes aos Prémios Bandas Desenhadas têm uma particularidade – são realizadas ao longo do ano, cada uma delas correspondendo a um trimestre editorial, formalmente designado pela estação do ano que vigora na maioria do seu período. Deste modo, ao longo de cada ano, são anunciadas as Nomeações de Inverno, de Primavera, de Verão e de Outono (antropomorfizadas por Daniel Maia e Susana Resende), bem como as finais Nomeações Extemporâneas, as quais contemplam obras avaliadas pelos jurados após o anúncio do trimestre a que as mesmas digam respeito. Deste modo, assegura-se a possibilidade de contemplar obras que, por questões de acessibilidade ou de outra ordem logística, são alvo de apreciação após o trimestre em que foram publicadas.

Tendo o nosso Observatório identificado a edição de mais de 370 publicações de banda desenhada em 2022, graças ao trabalho desenvolvido ao longo do ano pelo nosso site, a quase totalidade foi alvo de leitura atenta, sendo essa apreciação de tantas obras pelos jurados uma das características fundamentais que o distingue de outros prémios atribuídos em Portugal na área da Banda Desenhada. Tal como as nomeações, a atribuição dos prémios foi realizada pela equipa nuclear do site – Carla Ramos, Nuno Pereira de Sousa, Rodrigo Ramos e Susana Figueiredo -, com experiência prévia enquanto jurados na premiação de obras de banda desenhada. Lutando contra o habitual binómio gosto/não gosto, que é tão frequente no meio, tiveram em conta critérios relacionados com a natureza narrativa e gráfica das obras, tais como a execução, originalidade, pertinência e novidade do tema ou meios utilizados, entre outros.

Ao realizar apenas uma nomeação por categoria em cada trimestre, o júri congratulou-se com a existência do debate gerado internamente em cada uma dessas ocasiões, dado nalgumas categorias existir mais do que um candidato forte. Tal foi ainda mais exigente para a seleção de vencedores, com o confronto dos escolhidos nas diferentes Estações do Ano de 2022. A visualização da listagem de todas as obras nomeadas aos Prémios Bandas Desenhadas 4.ª edição pode ser realizada aqui.

Sem mais delongas, apresentamos os Vencedores das obras publicadas em 2022. Relembramos que ao realizar apenas uma nomeação por categoria em cada trimestre, como vários autores e editores nos têm apontado, está-se na verdade a eleger o “vencedor” de cada trimestre. Tal não deixa de ser verdade e, mais do que nunca, nunca os Nomeados estiveram tanto de parabéns como com estes Prémios. Cada um representa o Melhor do período em que foi considerado, “confrontando-se” os escolhidos pelas diferentes Estações do Ano nesta última seleção de vencedores.

No final deste artigo, está disponibilizado um vídeo no qual os premiados, na primeira pessoa, refletiram sobre a sua metodologia de trabalho e desvendaram um pouco da mesma, no que toca ao argumento e/ou à ilustração, partilhando-a connosco.

Melhor Obra Nacional com Distribuição Comercial

prémios bandas desenhadas 4.ª edição

Elviro – Paulo J. Mendes (Escorpião Azul)

O Prémio de Melhor Publicação Nacional com Distribuição Comercial foi atribuído à campeã de outono de 2022, Elviro, da autoria de Paulo J. Mendes, editada pela Escorpião Azul. O júri distinguiu o equilíbrio verificado entre o argumento e ilustração da obra, confirmando o autor como um dos grandes nomes da banda desenhada portuguesa após o seu livro de estreia, O Penteador.

Melhor Obra Nacional com Distribuição Alternativa

António Aragão, Os Olhos que Escutam o Mundo – Roberto Macedo Alves, Alexandra Esteireiro, Francisco Branco, Paola Rivas, Válter de Sousa (Secretaria de Regional de Turismo e Cultura da Região Autónoma da Madeira)

Relembra-se que consideramos Distribuição Alternativa as publicações que não usam como canais de distribuição nem as redes livreiras nem os pontos de venda de periódicos. António Aragão, Os Olhos que Escutam o Mundo um livro inspirado na vida e obra de António Aragão, com textos do próprio, com corte, costura e alinhavos de Roberto Macedo Alves, criado em conjunto por este e Alexandra EsteireiroFrancisco BrancoPaola Rivas e Válter de Sousa e editada pela Secretaria de Regional de Turismo e Cultura da Região Autónoma da Madeira na primavera de 2022, conquistou o júri. A obra não só sabe escapar das habituais armadilhas que tornam as biografias em BD muito pouco interessantes, como consegue criar uma obra irreverente, a qual provavelmente agradaria às diferentes facetas de Aragão. Inclusivamente, cada ilustrador foi responsável por uma faceta diferente, o que origina que cada prancha seja criada por diversos ilustradores. Congratulam-se os autores pela criação da obra, bem como a Secretaria de Regional de Turismo e Cultura da Região Autónoma da Madeira por editar uma obra deveras interessante.

Melhor Argumento em Publicação Nacional

Palácio n.º 4 – Francisco Sousa Lobo (Tinta nos Nervos)

Palácio #4, o derradeiro volume desta série da autoria de Francisco Sousa Lobo, editado pela Tinta nos Nervos no verão de 2022, é galardoado na categoria de Melhor Argumento em Obra Nacional. Relembre-se que o n.º 3 de Palácio já tinha sido galardoado na 3.ª edição dos Prémios Bandas Desenhadas em idêntica categoria, bem como na de Melhor Obra Nacional com Distribuição Alternativa.

Melhor Ilustração em Obra Nacional

prémios bandas desenhadas 4.ª edição

Juventude – Marco Mendes (A Seita | Turbina)

O Prémio de Melhor Ilustração em Obra Nacional foi atribuído à banda desenhada Juventude de Marco Mendes, coeditada pela cooperativa A Seita e a associação Turbina no verão de 2022. O júri destaca o equilíbrio verificado entre o argumento e ilustração da obra, recorrendo a uma narrativa sem texto e a uma ilustração por página, o que pode, inclusivamente, gerar um saudável debate entre as fronteiras da banda desenhada e do livro ilustrado.

Melhor Antologia

prémios bandas desenhadas 4.ª edição

Ditirambos vol. 3: Fauna – André Caetano, Carla Rodrigues, Diogo Carvalho, Francisco Ferreira, Joana Afonso, Nuno Filipe Cancelinha, Raquel Costa, Ricardo Baptista, Sofia Neto, Sónia Mota (Ditirambos)

Para efeito destes Prémios, as categorias referentes a Antologias apenas contemplam a compilação de obras de autores distintos, sem um fio condutor entre as BD propostas. A obra vencedora do Prémio de Melhor Antologia foi Ditirambos vol. 3: Fauna,, editada por Ditirambos na primavera de 2022, com trabalhos de André CaetanoCarla RodriguesDiogo CarvalhoFrancisco FerreiraJoana AfonsoNuno Filipe CancelinhaRaquel CostaRicardo BaptistaSofia NetoSónia Mota. Num único volume, encontram-se reunidas algumas das melhores bandas desenhadas curtas publicadas em 2022.

Melhor BD Curta editada em Antologia

prémios bandas desenhadas 4.ª edição

(BD inominada) – Ana Dias, Catarina Serra, Pedro Moura e Simão Simões (in “Pentângulo” #4 – Chili Com Carne | Ar.Co)

A BD curta campeã do inverno de 2022, uma banda desenhada inominada da autoria de Ana Dias, Catarina Serra, Pedro Moura e Simão Simões, publicada na obra Pentângulo #4, coeditada pela Chili Com Carne e o Ar.Co, foi a BD curta vencedora desta categoria.

Melhor Publicação Estrangeira

A Bomba (2 volumes) – Alcante, Laurent-Frédéric Bollée e Denis Rodier (Gradiva)

A banda desenhada A Bomba (publicada em 2 volumes), da autoria de AlcanteLaurent-Frédéric Bollée e Denis Rodier, editada pela Gradiva na primavera de 2022, foi a obra galardoada pelos jurados para o Prémio de Melhor Publicação Estrangeira. O júri destaca, para além da qualidade do trabalho gráfico, o facto dos autores conseguirem recontar a história da bomba atómica de uma forma extraordinária, tratando-se de uma temática extremamente oportuna e pertinente.

Melhor Argumento Estrangeiro

prémios bandas desenhadas 4.ª edição

Pele de Homem- Hubert (A Seita)

A obra galardoada na categoria de Melhor Argumento em Obra Estrangeira é Pele de Homem, com argumento de Hubert (e ilustrações de Zanzim), editada por A Seita no verão de 2022. De forma original, o argumentista aborda a questão da identidade de género e a iniquidade entre os géneros, numa narrativa extremamente bem estruturada.

Melhor Ilustração Estrangeira

A Vingança do Conde Skarbek – Grzegorz Rosinski (Arte de Autor)

Quanto à obra vencedora da categoria Melhor Ilustração em Obra Estrangeira, o júri elegeu A Vingança do Conde Skarbek, ilustrada por Grzegorz Rosinski (e com argumento de Yves Sente) e editada pela Arte de Autor na primavera de 2022.

Melhor Publicação de Humor

Spaghetti Bros vol. 3 – Carlos Trillo, Domingo Mandrafina (Arte de Autor)

A Melhor Publicação de Humor é uma categoria sui generis, pois contempla registos vários, desde tiras humorísticas a cartoons. Por outro lado, é uma das categorias que não distingue as publicações nacionais das estrangeiras, devido ao facto da aposta modesta que habitualmente o meio editorial faz no género. O terceiro volume da divertida e, por vezes, hilariante comédia de costumes que segue a saga da família italiana Centobucchi, radicada em Nova Iorque no final dos anos 20 do século passado, Spaghetti Bros, da autoria de Carlos Trillo e Domingo Mandrafina, editada pela Arte de Autor no inverno de 2022, foi galardoado com o Prémio desta categoria, tal como já tinha sucedido na 3:º edição dos Prémios Bandas Desenhadas com o volume anterior.

Melhor Série de Publicações

Armazém Central – Régis Loisel, Jean-Louis Tripp (Arte de Autor)

Armazém Central, da autoria de Régis Loisel e Jean-Louis Tripp, editado pela Arte de Autor, foi a escolha do júri para o Prémio de Melhor Série de Publicações. O júri congratula a editora por editar em cerca de um ano e meio a obra completa desta narrativa tão peculiar e aliciante, composta originalmente por 9 tomos, incluindo a reedição dos volumes previamente publicados no nosso país por outra editora.

Melhor Edição

prémios bandas desenhadas 4.ª edição

Mausart – Thierry Joor, Gradimir Smudja (Arte de Autor)

Nesta categoria, os jurados têm em conta não só as bandas desenhadas propriamente ditas mas também o seu suporte físico e a qualidade dos conteúdos extras à própria BD. Deste modo, a nível de Melhor Edição, o júri galardoou a edição integral de Mausart da autoria de Thierry Joor e Gradimir Smudja, editado pela Arte de Autor na primavera de 2022. Por um lado, congratula-se a editora em compilar num único livro os dois tomos originais com a fantástica arte de Smudja. Por outro, destaca-se o extenso conjunto de páginas extras colocadas no final do volume.

Melhor Reedição

prémios bandas desenhadas 4.ª edição

Blacksad vol. 1: Algures entre as Sombras – Juan Díaz Canales, Juanjo Guarnido (Ala dos Livros)

Nesta categoria, os jurados têm em conta não só as bandas desenhadas propriamente ditas mas também o seu suporte físico e a qualidade dos conteúdos extras à própria BD, no sentido de avaliar o valor acrescentado da nova edição dessa BD. A obra vencedora foi Blacksad vol. 1: Algures entre as Sombras, da autoria de Juan Díaz Canales e Juanjo Guarnido, editada no verão de 2022 pela Ala dos Livros. Este volume em capa dura apresenta a lombada em tecido e inclui um suplemento de 24 páginas, com as aguarelas de Guarnido que serviram de base à conceção dos livros da série Blacksad, as quais se encontravam inéditas em Portugal.

Vídeo Formas de Pensar a Banda Desenhada 2023: Autores Portugueses Premiados (Prémios Bandas Desenhadas 4.ª edição)

Para subscreveres o canal DOC DOC TV, clica aqui.

Os autores nacionais galardoados com os Prémios Bandas Desenhadas 4.ª edição foram convidados a elaborarem pequenos vídeos, na primeira pessoa, nos quais refletiram sobre a sua metodologia de trabalho e desvendaram um pouco da mesma, seja no que toca a argumento e/ou ilustração, partilhando-a connosco. Caso desejes visualizar o vídeo diretamente no YouTube, clica aqui.

Deixa um comentário