Adaptação de Os Desastres de Sofia de Condessa de Ségur à banda desenhada.
A Levoir encerra a 2.ª fase da sua série Clássicos da Literatura em BD com a adaptação da obra Os Desastres de Sofia para a banda desenhada. Escrito pela Condessa de Ségur, este romance seria originalmente editado pela primeira vez em França pela Hachette em 1856, com ilustrações de Horace Castelli. Trata-se do primeiro volume de uma trilogia centrada na personagem Sofia, antecedendo As Meninas Exemplares (1858) e As Férias (1859).
Quanto à adaptação para banda desenhada, é dos franceses Maxe L’Hermenier (argumento) e Manboou (ilustração), tendo sido publicada pela primeira vez pela editora Vents d’Ouest em 6 de junho de 2012 (tendo em 2013 sido editada a adaptação de As Meninas Exemplares pelos mesmos autores). Ambos os livros seriam incluídos na coleção Les grands Classiques de la littérature en bande dessinée da Glénat em 2018.
Sofia, é traquinas, mimada, prepotente, egocêntrica, narcisista, mas não passa de uma criança de quatro anos a viver as traquinices típicas da infância. Ela tem na sua vida um único prazer: desobedecer à mãe. Mente, faz pequenas patifarias, está sempre irrequieta, mas no final das suas maldades mostra traços de arrependimento. Sofia maltrata os animais, tira os olhos às bonecas, rouba doces, rapa as sobrancelhas, a lista das suas patifarias é imensa, mas não o faz por mal. Ela é o oposto do seu primo Paul, obediente e bem-comportado. Juntos vão viver grandes aventuras e ela vai ser muito castigada pela mãe. Este livro é um clássico infantojuvenil que marcou a infância de muitas gerações, e que agrada a pais e filhos.
Os Desastres de Sofia (baseada na obra de Condessa de Ségur)
MAXE L’HERMENIER, MANBOOU
Série: Clássicos da Literatura em BD, vol. 29
Editora: Levoir
Páginas: 64, a coreS
Encadernação: capa dura
Dimensões: 210 x 285 mm
PVP unitário: 13,90€
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.