Pedro e o Imperador

Pedro e o Imperador

Leitura de Pedro e o Imperador

Pedro e o Imperador, é uma banda desenhada com argumento do autor brasileiro Marcos Batista e ilustrações da ilustradora portuguesa Joana Afonso, numa coedição das editoras Polvo (Portugal) e Lote 42 (Brasil).

A obra, que integra as comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil, é também parte do Programa Brasil em Quadrinhos, criado em 2019 pelo Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty), com apoio e produção da Bienal de Quadrinhos de Curitiba. O projeto visa a publicação de obras de banda desenhada, juntando autores brasileiros, portugueses e dos PALOP, sendo Pedro e o Imperador a primeira obra a ser publicada.

A narrativa, ambientada entre 1871 e 1891, inicia-se com a aparição do espectro de D. Pedro I ao seu filho, D. Pedro II, atual imperador do Brasil. A partir deste ponto, Batista cria uma narrativa bastante envolvente em que assistimos aos últimos dias de D. Pedro II como Imperador do Brasil, o seu desinteresse pelo papel de monarca, o seu estado de saúde e o seu exilio na Europa até aos últimos dias, tudo isto em confidência com o espectro do seu pai, D. Pedro I, com quem curiosamente não teve uma relação paterna dedicada.

Acrescentando a este argumento bem construído, o traço muito expressivo e característico de Joana Afonso, podemos concluir que esta é uma história que merece uma leitura atenta, quer pelos factos históricos que nela poderemos encontrar, quer pela narrativa gráfica desenvolvida pela ilustradora ainda que sem a sua habitual paleta de cores.

Marcos Batista nasceu e Juiz de Fora em 1983.

Influenciado por Nani e Adão, e pelas revistas Quase, F e Tarja Preta, passou a desenhar e publicar na internet os seus cartoons e tiras a partir de 2007. Em 2013 lançou seu primeiro título, Memorial Batista #1 no Festival Internacional de Quadrinhos – FIQ em Belo Horizonte, e a partir de então, teve trabalhos publicados na Tarja Preta, MES zine, Jornal Altamira, jornal O Tempo e na revista A Zica, onde de colaborador regular passou também a fazer parte do corpo editorial.

Em 2015 foi um dos vencedores do concurso Rolê Cartum, promovido pela campanha “Da Proibição Nasce o Tráfico”. Em 2016 lança as coletâneas Cutucando a onça com vara curta e Do alto da minha sabedoria, com cartoons de 2015 e 2016 respetivamente, apresentadas na feira Des.gráfica, em São Paulo.

Joana Afonso nasceu em 1989, e é atualmente uma das mais aclamadas autoras de BD portuguesa. Desde muito cedo começou a desenhar e a ler BD, tendo seguido estudos de arte, licenciando-se em Pintura, e mais tarde doutorando-se em Desenho pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, onde leciona. Depois de participar em inúmeros fanzines com curtas de BD, desenha o seu primeiro trabalho maior, o álbum O Baile, com argumento de Nuno Duarte, que venceu venceu o prémio de Melhor Álbum no Amadora BD em 2013. Em 2014, editou o seu primeiro álbum a solo, Deixa-me Entrar, assinou ainda a série Living Will (números 1 a 3, 5 e 7), com argumento de André Oliveira, e lançou em 2018 o álbum Zahna. Fez durante muitos anos parte do coletivo de artistas The Lisbon Studio, tendo participado em alguns dos livros do TLS Series editados pel’A Seita.

Pedro e o Imperador
Batista & Joana Afonso
Editora: Polvo
Páginas: 80 a preto
Encadernação: capa mole com badanas
Dimensões: 172 x 239 mm
ISBN: 978-989-9084-20-9
PVP: 12,90€

Deixa um comentário