Género Queer

Género Queer

género queer

Género Queer, da autoria de Maia Kobabe.

Género Queer é o livro mais famoso de Maia Kobabe (EUA, 1989). Kobabe formou-se em Banda Desenhada na California College of the Arts, tendo tido a sua primeira nomeação para um Prémio Ignatz em 2016 na categoria de Novo Talento Promissor. Identificando-se como uma pessoa não-binária e assexual, utiliza os pronomes de Spivak.

Género Queer foi originalmente editado nos EUA em 28 de maio de 2019 pela Lion Forge Comics, uma editora que foi fundida com a Oni Press naquele mês. Em 2020, a obra foi galardoada com o Alex Award da American Library Association, bem como um Stonewall Book Award no mesmo ano. Em julho de 2022, a obra teve direito a uma edição “de luxo” pela Oni Press.

Esta memória gráfica conta a vida de Kobabe da adolescência à vida adulta, enquanto explora a identidade de género e sexualidade. Apesar de ter sido disponibilizado nalgumas bibliotecas escolares, rapidamente começou a ser banido em diversas escolas, com alegações de conteúdo sexualmente explícito. Em setembro de 2022, Kobabe figurava em 2.º lugar na lista de autores mais mais banidos nas escolas norte-americanas.

Depois de ter estado no centro de polémicas em vários estados norte americanos e de ter sido banido de bibliotecas escolares e proibido em escolas com acusações de conteúdo impróprio, chega agora a Portugal a premiada banda desenhada de Maia Kobabe, Género Queer.
Em Género Queer, Maia Kobabe (texto e ilustração) criou uma autobiografia intensamente catártica sobre a sua jornada para se identificar como pessoa não binária e para se assumir perante a sua família e a sociedade. Ao abordar questões sobre identidade de género – o que significa e como deve ser pensada –, a história também assume o papel de um guia muito necessário e comovente.
Mais do que simplesmente um livro de memórias, é um guia projetado para explicar o próprio conceito de ser não-binário, começando com as primeiras memórias de género de Maia Kobabe e terminando com a descoberta dos pronomes Spivak (e, em, eir).
Seguindo as indicações de Maia Kobabe, os textos deste livro foram traduzidos para português utilizando pronomes neutros, através do sistema elu/delu, e uma adaptação dos pronomes de Spivak.
Género Queer está publicado em mais de uma dezena de países incluindo Espanha, França, Itália, Brasil, Japão, China, entre outros.

Maia Kobabe nasceu nos EUA em 1989. Formou-se com um MFA em Ilustração pela California College of the Arts. O seu trabalho apresenta temas de identidade, sexualidade, antifascismo e contos de fadas, onde as lembranças a casa e ao seu passado estão sempre presentes.

Género Queer
MAIA KOBABE
Editora: ASA
Páginas: 240, a cores
Encadernação: capa mole
Dimensões: 15 x 22 cm
ISBN: 9789892357836
PVP: 19,90€

Deixa um comentário