
Entrevista a Daniel da Silva Lopes, a propósito do lançamento de In the Dust of Our Planet 1
Rodrigo Ramos: Depois de criares Solar Sailors e Beep Boop, chega-nos agora In the Dust of Our Planet, ambientado dentro do mesmo ambiente de ficção científica. Consideras a continuação do
teu projecto original ou algo completamente novo? Fala-nos um pouco desta nova revista.
Daniel da Silva Lopes: Primeiro, obrigado por esta oportunidade. Sinto-me muito feliz em estar aqui com vocês no Banda Desenhadas.
Respondendo à primeira questão, esta revista para mim é um recomeço. Aos Solar Sailors, à Gorila Sentado, a todo o meu trabalho. Tudo mudou para nós com o impacto da pandemia e a mim afectou-me de formas que nunca pensei. Claro que isso se refletiu nos meus projectos e deu-me a perspectiva no que eu quero trabalhar agora e no futuro.
A resposta é esta revista.
In the Dust of Our Planet é a casa dos Solar Sailors, um grupo de exploradores espaciais humanos que procuram uma nova casa, um novo planeta depois de termos perdido o nosso planeta Terra. Claro que as coisas são bem mais complexas do que isto e é essa complexidade que eu quero aprofundar com o avançar da revista.

Rodrigo Ramos: A nova revista é um exclusivo para os teus trabalhos, ou no futuro poderá incorporar obras de outros autores dentro da mesma temática?
Daniel da Silva Lopes: A ideia é sempre trazer outros autores, dando-lhes carta branca para fazerem o que desejarem, usando personagens existentes ou criando novas. O único senão, é que terá que ser dentro do universo dos Solar Sailors, aprofundando o seu mundo.
O segundo volume, tem como local previsto de lançamento o Fórum Fantástico deste ano, que irá já conter uma historia escrita por Pedro Moura, um autor que eu admiro imenso. Os volumes seguintes irão trazer ainda mais surpresas. Estou muito entusiasmado em mostrar o segundo volume e ainda nem do lançamento do primeiro saí.

Rodrigo Ramos: O Sweet Wind foi um webcomic da tua autoria que foi publicado no Bandas Desenhadas, na altura a intenção era ser posteriormente editado em versão física a cores. É algo que ainda pretendes fazer ou incorporar nesta nova revista?
Daniel da Silva Lopes: Sim, o Sweet Wind é sem dúvida algo muito importante para mim, e que terá um papel fundamental neste novo projecto. Trabalhei imenso na historia do Sweet Wind e a banda desenhada em si foi mudando ao longo dos anos, transformando-se em algo diferente e fora do formato de webcomic. E mais importante do que tudo, é uma parte integral do universo dos Solar Sailors.
Estou neste momento a publicar a cores a historia na antologia Meanwhile… pela editora Soaring Penguin Press do Reino Unido. No entanto, também criei uma versão especial do volume 1 na versão preto e branco que ofereci a todos os participantes da campanha crowdfunding do In the Dust of Our Planet.
A edição criada para o crowdfunding estará também à venda, numa edição bastante limitada ainda no final deste mês.

Rodrigo Ramos: Todas as edições da Gorila Sentado, até à data, encontram-se em língua inglesa. É algo que pretendes manter?
Daniel da Silva Lopes: Esta minha decisão tem apenas a ver com o facto de ter tido uma excelente recepção fora de Portugal, e fica completamente fora do meu orçamento ter duas edições. Neste projecto In the Dust of Our Planet, através do crowdfunding, tive apoio de leitores dos E.U.A., França e Espanha e como tal tomei a decisão de publicar em inglês. Mas compreendo o quanto é importante ter uma edição na nossa língua e como tal estou a ponderar em ter uma versão digital em português.

É administrador do site. Licenciado em Informática, agrega no Bandas Desenhadas dois mundos que adora – a web e a banda desenhada.