Carlo Acutis: Um Santo para a Juventude

Carlo Acutis: Um Santo para a Juventude

carlo acutis

Carlo Acutis tem autoria de Camille W. De Prévaux e Fabrizio Russo.

A ASA tinha anunciado que em 2023 iria reforçar a sua presença no mercado editorial de banda desenhada. Até ao momento, a nível de novas apostas, regressou à banda desenhada nacional com Crónicas de Lisboa de Ferreira Fernandes e Nuno Saraiva, reforçou a sua incursão na manfra com a nova série Horion e começou a apostar em obras sem continuação que denominou com o termo oco de graphic novels, com Género Queer. Carlo Acutis: Um Santo para a Juventude, da autoria da francesa Camille W. De Prévaux e do italiano Fabrizio Russo, é a sua mais recente área a explorar.

Com Carlo Acutis, a ASA dedica-se quer à BD histórica e biográfica, quer a bandas desenhadas religiosas, neste caso a BD católica. De facto, todas as obras com argumento de De Préveaux têm este cariz, sendo esta a mais recente, publicada originalmente pela editora Plein Vent em 2022. O livro chega às livrarias nacionais no dia 11 de julho.

Registe-se que a Plein Vent é uma editora monegasca criada em 2020 que faz parte do Grupo Elidia (Éditions du Rocher, Desclée de Brouwer, Éditions Artège), publicando cerca de 25 obras por ano com temáticas dirigidas às crianças sob os géneros da aventura, história, humor e religião.

A menos de um mês da Jornada Mundial da Juventude, a LeYa/ASA faz chegar às livrarias uma banda desenhada sobre Carlo Acutis, um jovem italiano que morreu em 2006, ao qual foi atribuído um milagre em 2018, motivo que levou o Papa Francisco a declarar a sua beatificação em 2020. O álbum, intitulado Carlo Acutis – Um Santo Para a Juventude, foi concebido pelos artistas de BD Camille W. de Prévaux e Fabrizio Russo.
Carlo é um rapaz aparentemente comum que nasceu em Itália. Ele gosta de futebol, de animais, dos amigos e é o maior em informática… Mas não é assim tão igual aos outros: Carlo tem um fascínio por igrejas e pela Virgem Maria e o seu maior desejo é receber a Eucaristia! Ele tem uma grande fé em Deus e usa os seus talentos para o servir.
Carlo cria sites para as paróquias, trabalha durante dois anos para montar a maior exposição alguma vez feita sobre os milagres eucarísticos (exposição essa que acabaria por percorrer mais de 10 000 paróquias) e acalenta a ideia de se tornar missionário.
Aos 15 anos, Carlo é apanhado por uma leucemia fulminante, mas não se queixa de nada. «A felicidade é ter o olhar voltado para Deus. A tristeza é ter o olhar voltado para si próprio.»
Ele morre no dia 12 de outubro de 2006 e torna-se popular de imediato, em particular entre as gerações mais novas. Foi-lhe atribuído um milagre em 2018, e o Papa Francisco declarou a sua beatificação em 2020. Muitos jovens encontram em Carlo uma luz que ilumina o mundo atual.

Camille W. de Prévaux é uma argumentista e colorista de banda desenhada francesa. Escreveu e coloriu as obras religiosas Thérèse d’Avila: L’aventure intérieure (Éditions du Triomphe, 2015) e Carlo Acutis: Um Santo para a Juventude, tendo ainda escrito o argumento de Au revoir les enfants: La véritable histoire du père Jacques (Éditions du Rocher, 2020) e La sagesse des Pères du désert: Maximes et autres pépites spirituelles illustrées (Artège Éditions, 2021). Coloriu também o díptico Le Dessinateur de François Dimberton e Erroc (Bamboo, 2008-2010). Esta autora franco-polaca, graduada pela Escola Nacional de Artes Plásticas (Polónia) é mestre em Ciências da Arte pela Sorbonne (tese sobre as origens do “close-up” do rosto e suas perceção pelo cérebro humano – da ciência forense ao cinema mudo). Publicou contos nas revistas Histoire Médiévale e Histoire Antique, lecionou desenho na École Supérieur e de Création Multimédia (ESCM) em Paris. Trabalha no setor de artes visuais.

Fabrizio Russo (n. 14 de agosto de 1970) é um ilustrador de banda desenhada italiano. Para o mercado francófono, desenhou o díptico Rapa Nui com argumento de Mikaël (Clair de Lune, 2011-2012) e Death Valley com argumento de Brrémaud (Clair de Lune, 2016), tendo ainda sido um dos 9 desenhadores do álbum Rennes en BD T1: Des Redones à Anne de Bretagne com argumento de Thierry Jigourel (Petit à Petit, 2020). O seu mais recente trabalho publicado em França é Carlo Acutis: Um Santo para a Juventude. Russo estudou na Scuola Superiore d’Arte del Castello Sforzesco. Em 1991, frequentou a Scuola del Fumetto em Milão, tendo como professor Enea Riboldi, e começou a aprender técnicas de banda desenhada. Após algumas experiências no campo da ilustração, em 1994 inicia sua colaboração com a editora Bonelli, estreando-se nas páginas da Zona X. Para esta série, criou graficamente o personagem Robinson Hart, desenhado por Luigi Mignacco, e desenhou sete episódios até o final da série. Depois de trabalhar para Martin Mystère, passou a fazer parte da equipa Dampyr. Trabalhou também para a série Tex.

Carlo Acutis: Um Santo para a Juventude
CAMILLE W. DE PRÉVAUX, FABRIZIO RUSSO
Editora: ASA
Páginas: 48, a cores
Encadernação: capa dura
Dimensões: 320 x 240 mm
ISBN: 9789892358178
PVP: 12,90€

One thought on “Carlo Acutis: Um Santo para a Juventude

Deixa um comentário