O Mercenário 11

O Mercenário 11

o mercenário 11

O Mercenário 11: A Queda, de Vicente Segrelles.

Concomitantemente com a reedição do volume 4, a Ala dos Livros prossegue a edição dos 5 volumes inéditos da série clássica O Mercenário do barcelonês Vicente Segrelles, numa edição revista e aumentada. Desse modo, é este mês editado O Mercenário 11, com o subtítulo A Queda, já totalmente produzido digitalmente, ao invés da pintura a óleo utilizada nos primeiros 9 volumes e parte do décimo. Este volume foi originalmente publicado em Espanha em 2000, num autoedição de Segrelles.

Com esta edição, já se encontram publicados 6 dos 14 volumes que constituirão a edição integral desta série (volumes 1 a 4 e 10 a 11).

Algo terrível está a acontecer no Mosteiro da Cratera: o Lama, o homem sábio de quem a ordem depende, está às portas da morte e, se isso acontecer, tudo estará perdido. Mas Ky sabe que em Geos ainda é possível encontrar o remédio que pode salvar-lhe a vida e, apesar da oposição inicial do Lama, a jovem e o Mercenário conseguem viajar de novo até ao planeta gémeo, onde irão procurá-lo. Será uma aventura trepidante, na qual lidarão com seres mitológicos, monstros, aparelhos voadores, uma cultura submarina em decadência e uma luta contra-relógio para conseguirem sair dali com vida. A Queda é o primeiro volume da série totalmente desenhado e pintado recorrendo ao computador. Obra-prima da banda desenhada de fantasia, O Mercenário é uma série essencial que ressurge numa edição última, revista e aumentada.

Vicente Segrelles nasceu em 1940 em Barcelona, Espanha, em 1940, no seio de uma família ligada às artes (é sobrinho do pintor e ilustrador valenciano, Joseph Segrelles), tendo iniciado a sua carreira profissional como desenhador industrial. A par de inúmeros trabalhos de ilustração e capas, realiza, em 1970 e para a editorial Bruguera, a adaptação da novela picaresca Lazarillo de Tormes.
É, no entanto, nos inícios dos anos 1980, que cria para as páginas da então revista Cimoc, editada pela espanhola Norma, um personagem que lhe granjeará projeção internacional (a sua publicação na revista Circus, em França, data de 1981) e a admiração do cineasta Federico Fellini: O Mercenário. Quando surge, esta série chama de imediato à atenção pela sua qualidade e particularidade: cada uma das suas vinhetas é uma pintura a óleo.
Entretanto, e para intercalar com o trabalho lento e demorado, a óleo, de O Mercenário, Segrelles desenvolve El Sheriff Pat, uma banda desenhada que se insere na linha humorística e que virá a ser publicada em 1991 pela editora espanhola Ediciones B.
Apaixonado pela ilustração, por armamento e por armaduras medievais, com obra publicada em todo o mundo e internacionalmente reconhecida, Vicente Segrelles é um dos autores mais importantes da banda desenhada espanhola e europeia do século XX.
Vive nos arredores de Barcelona.

O Mercenário vol. 10: Gigantes
VICENTE SEGRELLES
Editora: Ala dos Livros
Páginas: 64, a cores
Encadernação: capa dura, com lombada em imitação de pele
Dimensões: 235 x 310 mm
ISBN: 978-989-9108-28-8
PVP: 21,90€

Deixa um comentário