Análise de Segmentos – Integral
Submarinos fantásticos, viagens à lua, invasões alienígenas, o segredo da invisibilidade, máquinas do tempo e até uma espécie de world wide web, entre muitas outras coisas, tudo isto nos veio de ambos os lados do Canal da Mancha, corria a segunda metade do século XIX. Duas mentes geniais, dois escritores de primeira linha que anteciparam alguns momentos do futuro da Humanidade. Falo de Júlio Verne e de H. G. Wells.
Muitos dos seus escritos resultaram, à posteriori, como previsões da evolução tecnológica e científica do Homem, das suas máquinas, e da sociedade. Outros são ainda meros sonhos, pensados, teorizados por cientistas, mas ainda não alcançados, como as viagens no tempo.
O facto é que, por mérito destes dois homens abriu-se espaço a um novo género literário, o da Ficção Científica, e a autores igualmente geniais como Arthur C. Clarke, Isaac Asimov, Philip K. Dick e tantos, tantos outros.
Entretanto, o género literário passou um pouco de moda, canibalizado pela Alta Fantasia redescoberta já neste novo milénio através da adaptação de O Senhor dos Anéis de J R R Tolkien para o grande ecrã e do sucesso literário e televisivo que foi A Guerra dos Tronos de George R. R. Martin.
É por isso com muita satisfação que vejo aparecer uma nova obra de Ficção Científica no mercado editorial. Falo de Segmentos, a edição integral do tríptico escrito por Richard Malka e magnificamente desenhado por Juan Giménez que a Arte de Autor publica agora em Portugal.
Os tempos não são já os de Júlio Verne e de H. G. Wells. O homem já foi à lua, já desceu às profundezas da Fossa das Marianas, já enviou mensagens para o espaço sideral. À volta da Terra orbitam centenas de satélites. A Humanidade está ligada pela Internet. Planeia-se uma viagem a Marte com o génio humano posto nas estrelas distantes.
Segmentos tem, por isso, de ir mais além… where no man has gone before!
Vamos à história!
Século XXVIII da Era Galáctica.
De modo a erradicar os derradeiros conflitos e a preservar a paz, a União Galáctica das Funções Segmentadas repartiu a humanidade por sete sistemas planetários complementares. Em função dos traços de personalidade que melhor definem cada pessoa com a idade de 6 anos, sete sábios imortais decidem a que sector da União pertencerão. O sector do Trabalho, cujo planeta capital é Stakan; o da Ordem – capital Lexipólis; o da Criatividade – capital Musa; o da Espiritualidade – capital Psique; o do Prazer – capital Voluptino: o do Câmbio – capital Mercante; e o da Guerra – capital Neo-Esparta.
Mas nesta sociedade interplanetária próxima da utopia surge algo que antevê um futuro negro para a humanidade: uma epidemia de esterilidade que se propaga a todos os sectores e promete extinguir o Homem em duas gerações.
O jovem Loth Lungren passa o seu teste do Armagedão, mas os examinadores detectam nele um perfil bi-funcional perfeito, algo nunca visto, absolutamente contra todos os fundamentos do Segmentismo e, por isso, um perigo para o sistema. Sendo assim, os resultados têm de ser ajustados de forma confidencial e Loth é destinado a Neo-Esparta.
Catorze anos depois, após ter passado por uma formação adequada, é chegado o momento de Loth apanhar o transporte que o levará até Neo-Esparta. Mas ele adormece nos braços da namorada e chega atrasado ao espaçoporto. E no meio da aflição, é apanhado pela polícia androide em excesso de velocidade. Detido, rapidamente é acusado de deserção e desobediência.
Enviado para Judicia, o planeta judiciário, o seu julgamento corre no seguimento do de outra acusada. Jezréel Seth, habitante de Voluptino, a capital do Sector do Prazer, recusou participar numa orgia bem como consumir substâncias psicotrópicas. Pena: 2 anos de prostituição em Sodoma. Já Loth é alvo da ira do procurador que o acusa de violar a essência do segmentismo e de querer regressar aos tempos bárbaros da confusão de géneros, pedindo para o acusado uma punição exemplar. Pena: 40 anos de despromoção genética.
Antes da aplicação da pena, o tribunal concede-lhe as últimas vontades. Loth quer ver um filme de que nunca tenha visto o final e passar um bom momento com uma companhia feminina. O juiz concede-lhe duas horas com a voluptuosa menina Seth, a outra condenada. Mas o Sistema acaba de cometer o maior erro em vários séculos – juntar Loth e Jezréel. Rapidamente preparam a evasão com o único intuito de escaparem às pesadas penas. Contudo, o seu destino é bem mais grandioso e ambos vão colocar em perigo toda a União Galáctica e mesmo os Sete Imortais…
Ora, aqui está um resumo que vos conta apenas os “primeiros 5 minutos do filme”. Na verdade, Segmentos são três álbuns num só e a narrativa ganha proporções de uma verdadeira space opera (no melhor sentido do termo) ao atingir dimensões galácticas e colocar os protagonistas numa demanda heroica por vários planetas, nomeadamente Lexipólis, Voluptino e Neo-Esparta.
Use os botões para navegar entre as páginas do artigo.
Amante da literatura em geral, apaixonado pela BD desde a infância, a sua vida adulta passa-a toda rodeado de livros como editor. Outra das suas grandes paixões é o cinema e a sua DVDteca.