Moby Dick 1, o primeiro volume da adaptação de Christophe Chabouté da obra de Herman Melville.
A Colecção Novela Gráfica VII inicia-se hoje, cerca de 3 anos após a VI, com a publicação de Moby Dick 1, o primeiro volume do díptico com a adaptação de Christophe Chabouté da obra homónima de Herman Melville.
O romance de Melville foi inicialmente publicado em Londres em 18 de outubro de 1851, em 3 volumes, e com o título The Whale. A primeira edição norte-americana data de 14 de novembro do mesmo ano, com o título Moby-Dick; or, The Whale, num único volume.
A obra tem sido adaptada por diversas vezes ao cinema (incluindo em animação), rádio, televisão, teatro, musicais, videojogos e outros meios, sem esquecer as múltiplas adaptações à banda desenhada. Quanto à adaptação de Chabouté, o primeiro volume foi originalmente publicado em França pela Vents D’Ouest em 15 de janeiro de 2014.
Recorde-se que Chabouté foi um dos autores presentes na anterior Colecção Novela Gráfica VI com a obra Acender Uma Fogueira, a banda desenhada que adapta o conto A Fogueira de Jack London.
A abrir a colecção, temos um velho conhecido, Chabouté e a sua obra em 2 volumes, Moby Dick; publicado originalmente em 2014, é a adaptação para banda desenhada do romance de Herman Melville, considerado um clássico da literatura americana.
A história passa-se no século XIX, no auge da indústria baleeira que operava na Nova Inglaterra. O narrador, Ismael é um jovem que anseia por novas experiências o que o leva a embarcar no navio baleeiro, que está prestes a zarpar, o Pequod. O misterioso capitão do navio, Ahab, tem como único objectivo vingar-se de Moby Dick a baleia branca que lhe arrancou uma perna. Toda a tripulação vai unir-se ao seu capitão em busca de vingança, tornando a viagem perigosa e doentia.
Além de uma narrativa de acção, Moby Dick, é uma obra sobre o confronto entre homem e natureza, abordando temas como religião, idealismo, pragmatismo e vingança. É uma obra atemporal, que consegue cativar o leitor de qualquer época.
Moby Dick volume 1
CHRISTOPHE CHABOUTÉ
Editora: Levoir
Páginas: 128, a preto e branco
Encadernação: capa dura
Dimensões: 19 x 28 cm
PVP: 13,90€
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.