Matteo Ricci – Na Cidade Proibida

Matteo Ricci – Na Cidade Proibida

matteo ricci

Matteo Ricci – Na Cidade Proibida, de Jean Dufaux e Martin Jamar.

No fim de agosto, a Gradiva publicou Matteo Ricci – Na Cidade Perdida, da autoria de Jean Dufaux e Martin Jamar. Editada originalmente pela francesa Dargaud com o apoio da Éditions Jésuites em 16 de setembro de 2022, seria galardoada em 2023 com o Prémio Cristão de Banda Desenhada em Angoulême.

Se o belga Jean Dufaux tem uma extensa obra publicada no nosso país, trata-se do primeiro álbum desenhado pelo belga Martin Jamar editado em Portugal, apesar de, em parceria com o próprio Dufaux, ter várias séries (Double Masque e Les Vouleurs d’Empires) e álbuns publicados (os premiados Foucauld e Vincent), para além de ter trabalhado com outros argumentistas (como a série François Jullien e o álbum La Letttre de Feu).

Pequim, no dealbar do século XVII. Matteo Ricci, um jesuíta italiano profundamente apaixonado pela China, percorre o país há dezoito anos a fim de aí servir Deus. Respeitador de religiões e de costumes que não são os seus, persegue um sonho: encontrar-se com o imperador em pessoa. Mas o caminho é longo e semeado de escolhas até à Cidade Proibida, a morada do Filho do Céu. Conspirações, intrigas palacianas, invejas e violências são alguns dos obstáculos que enfrenta, além do papel perturbador desempenhado por um membro da Inquisição.
Jean Dufaux e Martin Jamar, cujo grafismo realista e sensual mergulha o leitor no coração da história, dão vida a um personagem histórico defensor da tolerância, aberto à diferença e ao diálogo entre civilizações. Convicções cheias de sentido também hoje, numa sociedade fraturada como a nossa.

Jean Dufaux frequentou o Instituto de Artes de Difusão de Paris e mais tarde tirou um curso de Psicanálise da Arte, onde aprendeu diferentes procedimentos cinematográficos que viriam a influenciar os seus argumentos de banda desenhada. Antes de se entregar definitivamente à BD, escreveu novelas e peças de teatro para crianças. Considerado como um dos argumentistas mais originais dos anos 80 e 90, as suas obras, baseadas muitas vezes na literatura e no cinema, sucedem-se a um ritmo eletrizante e em todos os géneros, desde o policial ao histórico, do fantástico ao western.

Martin Jamar conheceu em 1992 o argumentista Jean Dufaux. Em 1993, juntaram-se e lançaram a série Les Voleurs d’Empires com a editora Glénat. Em 2016, a dupla regressou com Vincent (Dargaud), um livro que nos faz mergulhar no coração de Paris do século XVII, na vida quotidiana de Vicente de Paulo, um devoto eclesiástico em busca da verdade. A dupla prossegue com duas outras BD biográficas: Foucauld, em 2019, e Matteo Ricci, em 2022. Os três álbuns ganharam o Prémio Cristão de Banda Desenhada em Angoulême.

Matteo Ricci – Na Cidade Proibida
JEAN DUFAUX, MARTIN JAMAR
Editora: Gradiva
Páginas: 64, a cores
Encadernação: capa dura
Dimensões:  23,5 x 31,0 cm
ISBN: 978-989-785-238-1
PVP: 20,99€

Deixa um comentário