Drago, de Burne Hogarth

Drago, de Burne Hogarth

drago

A edição integral de Drago, de Burne Hogarth.

A banda desenhada Drago, da autoria de Burne Hogarth, apareceu pela primeira vez em jornais nos EUA entre 1945 e 1946, tendo sido republicada pela primeira vez em 1971, em França, num volume das Éditions SERG. O prefácio dizia que as pranchas a preto e branco tinham sido reproduzidas a partir dos originais, mas, na verdade, das 54 pranchas que compõem a série, apenas 34 realmente utilizavam os originais, enquanto que as restantes 20 apresentavam uma qualidade deficiente. De qualquer modo, mesmo essas 34 pranchas foram mal reproduzidas, não conseguindo capturar muitas das linhas mais finas do desenho. E foi com base nessa edição – na sua época, um verdadeiro luxo – que, nos anos seguintes, foram feitas todas as edições de Drago, perpetuando os seus defeitos, agravando-os ou acrescentando outros.

Quase 80 anos após a sua criação, a obra mais pessoal de Hogarth é publicada de forma a respeitar o mais possível o original: com os desenhos restaurados (por Manuel Caldas e Diego Córdoba), a cor original e os pontos como os dos jornais (por Diego Córdoba), bem como uma tradução para espanhol (também de Diego Córdoba) a partir do texto original. Para além da banda desenhada, o livro contém ainda uma introdução escrita por Eduardo Martínez-Pinna, um texto erudito sobre restauração e mais algum material extra.

As encomendas desta obra podem ser realizadas por e-mail ao editor Manuel Caldas, através do endereço mcaldas59@sapo. pt, sendo os portes gratuitos para Portugal e Espanha.

Burne Hogarth é o pseudónimo de Spinoza Bernard Ginsburg. Este multipremiado autor de banda desenhada nasce em Chicago (Illinois, EUA) em 25 de dezembro de 1911, sendo principalmente conhecido pelos seus livros sobre anatomia para artistas, bem como pela banda desenhada de Tarzan, a qual desenha a partir de 1936 (sucedendo a Hal Foster). Entretanto, cria também as séries de Drago e Miracle Jones, as quais são publicadas durante cerca de um ano cada uma. Em 1950, desiste de ilustrar banda desenhada e dedica-se ao ensino na Cartoonists and Illustrators School, que viria a alterar o seu nome para School of Visual Arts New York City. Hogarth vem a falecer em Paris (França) em 1996, aos 84 anos de idade, após ter sido um convidado de honra da 1.ª edição do Salão Internacional de Banda Desenhada de Angoulême (que viria, posteriormente, a adotar a designação de Festival em vez de Salão).

Drago
BURNE HOGARTH
Língua: castelhana
Editora: Libri Impressi
Páginas: 64, a cores
Encadernação: capa mole com abas
Dimensões: 24,5 x 32 cm
ISBN: 9789898355492
PVP: 21,00€

Deixa um comentário