Tomie 1, de Junji Ito.
Após a Coleção de Contos Best of Best, a Devir torna a apostar na publicação da obra de Junji Ito, desta feita com Tomie 1. Tomie está intimamente relacionada com o início da carreira deste autor na manga. Foi com a banda desenhada “Tomie” que Junji Ito concorreu em 1986 ao Prémio Kazuo Umezz, que tinha no júri o próprio Umezz, um consagrado autor de banda desenhada de terror no Japão. O facto de ter sido galardoada com uma menção honrosa, deu a Junji Ito o impulso de se tornar mangaka.
Junji Ito produziu, então, uma série de bandas desenhadas curtas, centradas na personagem Tomie Kawakami. Estas bandas desenhadas foram originalmente publicadas pela editora Asahi Sonorama na revista Monthly Halloween, uma revista shojo (ou seja, que tinha como público-alvo principal as adolescentes e jovens adultas) entre 1987 e 2000. Os últimos capítulos foram publicados na revista Nemuki. No total, a série tem 20 capítulos.
Tomie foi adaptada ao cinema, contando a série com 8 longa-metragens entre 1998 e 2011, bem como uma série televisiva de 3 episódios em 1999 (que viria a ser reconvertida e lançada posteriormente também como um filme).
A Devir optou por lançar a obra conforme a mais recente edição da mesma em livro, em 2002, com o primeiro volume a compilar os primeiros 9 episódios (pressupondo-se um segundo e último volume, com os restantes 11 episódios).
Tomie 1 é uma obra japonesa arrepiante e visualmente impactante, do “Mestre do Terror” Junji Ito. E chega dia 18 de setembro às livrarias, finalmente traduzida para português.
O livro consiste numa série de short-stories inquietantes, repletas de mistério e terror, nas quais somos apresentados a uma personagem cuja beleza misteriosa e fatalidade inexplicável criam uma aura de horror irresistível. Ao longo das páginas, testemunharemos o efeito devastador que Tomie exerce sobre todos ao seu redor, desencadeando uma série de eventos perturbadores que exploram a fragilidade da mente humana.
A banda desenhada foi originalmente publicada em 1987 e desde então tornou-se numa das mangas de culto de maior sucesso, sendo entretanto adaptada para uma longa-metragem, realizada por Ataru Oikawa.
Junji Ito nasceu a 31 de julho de 1963, em Gifu, Japão. Combinando o seu amor pelo macabro com uma habilidade excecional de ilustração, tornou-se um dos maiores contadores de histórias visuais da nossa geração, e construiu uma carreira notável na criação de mangas que desafiam os limites do próprio género. Desde contos que exploram o sobrenatural até aos medos mais profundos da mente humana, cada obra oferece uma experiência de leitura intensa e arrepiante. As obras de Junji Ito oferecem aos leitores uma experiência literária única. O estilo de narrativa visual e os enredos envolventes cativam tanto os fãs do terror como os que simplesmente procuram algo fora do comum.
Tomie 1
JUNJI ITO
Editora: Devir
Páginas: 376, preto e branco
Encadernação: capa mole com sobrecapa
Dimensões: 17 x 24 cm
ISBN: 9789895596171
PVP: 22,00€
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.