Assombrada

Assombrada

Assombrada - Shaghayegh Moazzami

Assombrada, de Shaghayegh Moazzami.

Colecção Novela Gráfica VII prossegue com a publicação de Assombrada, da autoria de Shaghayegh Moazzami, o primeiro e único livro publicado da autora, até ao momento. Esta obra foi originalmente editada em França pela çà et là em 4 de junho de 2021.

Assombrada é o volume 3 da Colecção Novela Gráfica VII e é distribuído nas bancas a 14 de setembro. A Levoir e o Público decidiram apresentar a obra da iraniana Shaghayegh Moazzami, traduzida pela primeira vez em Portugal, no mês em que faz um ano que morreu Mahsa Amini, a jovem iraniana que não usava o véu a cobrir completamente o cabelo e foi assassinada pelas forças policias. Este facto provocou a indignação de milhares de mulheres no Irão e no Mundo inteiro — as mulheres tiraram os véus e cortaram os cabelos como sinal de protesto contra os abusos da “polícia da moralidade” e políticas da República Islâmica.
A Levoir quer dar a conhecer a situação da mulher no Irão, como já o fez quando publicou Bordados de Marjane Satrapi, e homenagear as mulheres do Irão que lutam pelos seus direitos no dia-a-dia, já há algum tempo.
Assombrada é uma novela autobiográfica, um mergulho na psique perturbada de uma jovem mulher zangada, que não conseguiu encontrar descanso e continuou a sofrer o peso da religião e das tradições incutidas na sua juventude.  Um peso que um dia se manifestou no aparecimento de uma velha imaginária, intolerante e ultra-conservadora. Uma velha que a começa a perseguir, censurando-a constantemente pelo seu estilo de vida ocidental e admoestando-a sempre que faz algo que é proibido ou mal visto no seu país (andar de bicicleta ou fumar quando se é mulher, beber álcool, etc.).
Shaghayegh Moazzami mostra como o povo iraniano, e em particular as mulheres do país, continuam a ser sujeitos a uma pressão incrível que muitas vezes as marca para toda a vida.

Shaghayegh Moazzami nasceu no Irão em 1986. Licenciou-se na Universidade de Belas Artes de Teerão em 2010. Em julho de 2016, através de um casamento falso, sai do Irão e exila-se no Canadá, onde ainda hoje vive na cidade de Montreal. Começou a trabalhar como cartoonista editorial para revistas iranianas, que estão sediadas fora do Irão e cobrem notícias não censuradas sobre o país. A maioria das suas caricaturas centram-se nos direitos das mulheres e das minorias no Irão. Receando perseguições e retaliações políticas, publicava sob um pseudónimo. No entanto, passado algum tempo, decidiu não se autocensurar e assinar os seus trabalhos com o seu próprio nome. Esta decisão significa que já não pode visitar o Irão.

Assombrada
SHAGHAYEGH MOAZZAMI
Editora: Levoir
Páginas: 224, a preto e branco
Encadernação: capa dura
Dimensões: 17 x 24 cm
PVP: 13,90€

Deixa um comentário