Há Quem Queira que a Luz se Apague, de Mário Freitas e Derradé.
Após A Polaroid em Branco, o selo Mario Breathes Comics da Kingpin Books regressa com outra publicação de banda desenhada com 16 páginas, Há Quem Queira que a Luz se Apague.
O argumento compete a Mário Freitas, estando os desenhos a cargo de Derradé. A colorista é Beatriz Duarte, que já tinha colaborado com Derradé na BD curta “Hora e Soga” (com argumento de Pedro Moura).
Entrevista ao argumentista disponível aqui.
Findo o humor, finda a empatia.
Dário e Álvaro são os últimos humoristas vivos, encarcerados num centro de detenção especialmente destinado à supressão dos desvios neurais normativos.
O semblante seráfico do Supremo Líder tudo contempla. E até a Lua brilha menos.
Mário Freitas
É licenciado em Gestão e proprietário da Kingpin Books, que fundou em 1999. Edita e escreve BD desde 2006, sendo autor de vários álbuns e histórias curtas. Em 2016, recebeu no Amadora BD o Prémio Nacional de Banda Desenhada para Melhor Argumento com o álbum Fósseis das Almas Belas. As suas competência na área da BD estendem-se a outros campos, tendo sido igualmente premiado como Legendador e Designer de publicação. Traduziu também vários álbuns de BD e foi comissário de várias exposições de banda desenhada.
Derradé
Pseudónimo de Dário Duarte, nascido em 1971, é licenciado em Matemáticas Aplicadas e exerce a profissão de Informático desde 1994. Tem já vasta obra editada em banda desenhada, primeiro em fanzines (desde 1993) depois em livros (desde 1999), passando também pela imprensa (desde 1992). Tem nove livros editados pela editora Polvo, um pela Calçada de Letras e três pela editora Escorpião Azul. Das obras publicadas, destacam-se A Loja (2019) e O Fogo Sagrado (2021), este último multipremiado. Outras obras premiadas foram Há Piores!… (2011) e A Demanda do G (2016). Para além de viver na área metropolitana de Lisboa, é sportinguista, casado e tem três filhas e um coelho. Acredita que o humor não pode ter limites porque cada pessoa que interpreta a piada tem os seus próprios limites, ou julga ter. Gosta de cerveja e batata frita. Gostava de ter mais tempo livre.
Beatriz Duarte
Nasceu em 2001, em Lisboa. Licenciada em Pintura, pela Universidade de Belas Artes (2023), em Lisboa. Foi aluna de Ourivesaria na Escola Artística António Arroio (2016-2019), em Lisboa. Premiada com o 1.º lugar no concurso nacional de BD do Amadora BD 2017 no escalão B. Planeia trabalhar em Concept art. Enquanto isso não acontece, tem trabalhado como colorista em projetos de BD, quer em capas – O Fogo Sagrado (Escorpião Azul, 2021), Os Quarentugas (Polvo, 2021) – quer em BD – “Hora e Soga” (revista Cais, abril 2023), Há Quem Queira que a Luz se Apague (Mario Breathes Comics – Kingpin Books, 2023) e Bubas, Addicted to Love (inédito a publicar pela Polvo, 2023). Gosta de videojogos e batata frita.
Há Quem Queira que a Luz se Apague
MÁRIO FREITAS, DERRADÉ, BEATRIZ DUARTE
Editora: Mario Breathes Comics (Kingpin Books)
Páginas: 16, a cores
Encadernação: agrafes
Dimensões: 16,5 x 23,5 cm
ISBN: 978-989-8673-50-3
PVP: 6,50€
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.