
Já são conhecidos os destaques da Programação do Amadora BD 2023.
Já são conhecidos os destaques da Programação do Amadora BD 2023. Relembre-se que, criado em 1990, o Amadora BD é uma iniciativa da Câmara Municipal da Amadora, que tem por objetivo promover a banda desenhada. Organizado ininterruptamente desde a sua criação, o Amadora BD é o mais importante festival de banda desenhada em Portugal e um dos mais aclamados a nível europeu. A programação anual reúne autores, editores, agentes e colecionadores de diferentes nacionalidades em sessões de autógrafos, exposições, lançamentos, oficinas e apresentações. No âmbito do Amadora BD, os Prémios de Banda Desenhada da Amadora, distinguem, todos os anos os autores e os jovens que se destacam no panorama da Banda Desenhada.
São 14 as exposições que, de 19 a 29 de outubro, podem ser visitadas durante a 34.ª edição do Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora – Amadora BD 2023.
Sob o tema ‘Clássicos Intemporais’, a mostra celebra os aniversários de algumas das mais emblemáticas personagens da banda desenhada internacional – Super-Homem, Tex, Mônica e Garfield – e integra, entre outras, as exposições O Grande Gatsby, de Jorge Coelho, As Muitas Mortes de Laila Starr, de Filipe Andrade, uma retrospetiva de Miguelanxo Prado e a obra vencedora do prémio de Melhor Obra de BD de Autor Português na edição de 2022 dos Prémios de Banda Desenhada da Amadora, Estes Dias, de Bernardo Majer.
O evento traz a Portugal mais de uma dezena de prestigiados autores da banda de desenhada mundial, sendo de destacar a presença de um dos maiores desenhadores do Super-Homem, Mick Gray, que pela primeira vez participa num festival europeu, e o regresso a Portugal de Mauricio de Sousa, Bob McLeod, Jon Bogdanove e de Miguelanxo Prado.
Apresentando-se como um Festival para todos, o Amadora BD aposta em 2023 em conteúdos generalistas que vão ao encontro de um público mais vasto e alargado, promovendo assim a sua missão de criar e educar novos leitores de banda desenhada. Clássicos Intemporais, tema geral da edição 2023 do Amadora BD, é também a inspiração para a cenografia geral do evento que, este ano e a convite do Município da Amadora, conta com uma ilustração original de Bernardo Majer, vencedor do prémio de Melhor Obra de BD de Autor Português nos PBDA em 2022.
O evento acolhe novamente a habitual cerimónia de entrega dos Prémios de Banda Desenhada da Amadora (PBDA) no primeiro domingo do Festival.
85 ANOS DO SUPER-HOMEM

Nasceu da imaginação de Jerry Siegel e Joe Shuster e levantou voo pela primeira vez há 85 anos. Mais rápido que uma bala, mais poderoso que uma locomotiva, o Super-Homem é tanto uma lenda como um homem: os seus poderes fazem-no semelhante a um deus, mas ao lado dos seus compatriotas humanos esforça-se por representar a bondade inerente ao espírito humano e a capacidade de cada um fazer o bem pelos outros. Protagonista em revistas de banda desenhada, jornais, programas de rádio, séries de animação e de televisão, o Super-Homem tornou-se em menos de uma década num herói global, reconhecido por fãs em todo o mundo. A exposição patente no Núcleo Central do Amadora BD celebra o aniversário do personagem com inúmeras obras de arte originais das últimas oito décadas, trazendo a Portugal reconhecidos ilustradores internacionais como Jon Bogdanove, Bob McLeod e, pela primeira vez num Festival Europeu, um dos maiores desenhadores do personagem, Mick Gray. A exposição, comissariada pelo Diretor do Museu do Cartoon e BD de S. Francisco, Andrew Farago, traz ainda a Portugal Lawrence Klein, Diretor do Museu de Cartoon de Nova York, e, em representação da chancela portuguesa, Miguel Mendonça.
75 ANOS DO TEX

Tex, um dos personagens de western mais reconhecidos internacionalmente, comemora em 2023 o seu 75.º aniversário com uma exposição no Amadora BD. O personagem é protagonista de muitas histórias de ação, participando em episódios marcantes e reais da história dos Estados Unidos. Com detalhes incríveis da cultura dos índios e dos hábitos da época, o leitor é transportado para o ambiente em que se passavam as aventuras. Tex alia cultura à diversão, o que justifica o seu sucesso em tantos países do mundo. A exposição comemorativa dos 75 anos do personagem, que vai estar patente na Bedeteca da Amadora, traz a Portugal um dos maiores desenhadores de Tex Willer, o italiano Marco Ghion.
MÔNICA 60 ANOS – SEMPRE FUI FORTE

Mauricio de Sousa, criador das famosas personagens da Turma da Mônica, volta a Portugal em 2023 para participar mais uma vez no Amadora BD. A exposição Mônica 60 Anos: Sempre fui forte celebra os 60 anos da personagem criada em 1963 e que se tornou num ícone de coragem ultrapassando gerações. Estrela na banda desenhada, no cinema, no teatro, em campanhas pedagógicas e de publicidade Mônica é a única personagem de banda desenhada no mundo a ser embaixadora da UNICEF, do Turismo e da Cultura do Brasil e tornou-se na mais importante personagem da história da banda desenhada do Brasil. A exposição, criada para o Amadora BD e que vai estar patente no Núcleo Central do Festival, apresenta, dentro de um espaço interativo, uma curta linha do tempo, apresentando marcos importantes da sua trajetória. Para além de tiras originais, a exposição apresenta as diversas versões que a personagem ganhou ao longo do tempo, painéis instagramáveis e uma TV com algumas temporadas de animação da versão ‘Mônica Toy’.
Use os botões para navegar entre as páginas do artigo.

Artigos realizados por colaboradores do Bandas Desenhadas.